Imagem Vereadores falam da importância do projeto Quebrando o Silêncio, realizado pela Igreja Adventista

Vereadores falam da importância do projeto Quebrando o Silêncio, realizado pela Igreja Adventista

Arquivo

26/08/2016 10:32:07


Foi realizada na manhã dessa sexta-feira (26) mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), onde os parlamentares, além de cobrar melhorias para a cidade, falaram sobre a importância do projeto Quebrando o Silêncio, realizado pela Igreja Adventista e apresentado na tribula livre da Câmara.

O primeiro vereador a fazer uso da palavra foi Álvaro Pithon (DEM) que voltou a falar sobre a Casa do Amor, mais conhecida como Casa do Câncer. Ele relatou que mais de 120 pessoas passam pela instituição todos os dias para realizar refeições e até dormirem: “são pessoas que vem de outras cidades para realizarem algum procedimento médico”, explicou. O vereador lembrou que a senhora Maria do Carmo vem desenvolvendo um trabalho intenso para atender todas as pessoas que passam pela instituição. “Mas precisamos urgente resolver o problema da pavimentação naquele bairro”-clamou. Por fim, Pithon parabenizou empresários pela arborização da rua Góes Calmon e pediu que outras ruas e praças sejam, também, arborizadas.

O vereador Coriolano Moraes (PT) iniciou seu pronunciamento dizendo que não poderia na condição do vereador e professor concursado do município a 17 anos e do estado a 15 anos, “manifestar o meu repúdio as agressões sofridas pelos professores da universidade, técnicos, gestores, de forma desrespeitosa por membros da segurança do governo da Bahia”. Solicitou que a CMVC envie um documento ao governo do estado para que se apure. “A democracia pode ter gritos. O silencio pode ser a prevalência da ditadura, coerção, do controle a força, porque assim terá o dialogo. Na divergência que se chega ao consenso”. O vereador deseja que os agressores sejam punidos, pois “independente do partido ao qual faço parte não posso concordar com isso. Senão, nosso discurso em plena democracia, cai por terra”.

Durante o seu pronunciamento o vereador Edjaime Rosa – Bibia (PMDB) voltou a pedir ao Executivo Municipal e à gerência da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa) que tomem providências em relação ao abastecimento de água em bairros periféricos da cidade. Ele contou que nesta quinta-feira, 26, os caminhões pipa foram distribuir água no bairro Nossa Senhora Aparecida e houve muita confusão entre os moradores por estar faltando água na região. Ele denunciou, inclusive, o uso dos carros pipa como trampolim político. “Isso não é justo”, avaliou Bibia. O parlamentar revelou que recebeu um abaixo-assinado reclamando de uma escola na região do Capinal, que está funcionando em um imóvel alugado de um vereador. Segundo Bibia, o documento tem uma série de irregularidades no imóvel alugado para que a unidade escolar possa funcionar. O vereador voltou a cobrar do Executivo Municipal o cumprimento das emendas parlamentares aprovadas pelo Legislativo. “O prefeito tem que executar essas obras”, disse Bibia.

O vereador Cícero Custódio (PSL) iniciou seu pronunciamento parabenizando o time do Maru pela conquista do campeonato. Ele falou ainda da importância do projeto Quebrando o Silêncio, realizado pela igreja Adventista do sétimo dia. “Precisamos nos unir para combater esse mal”, falou. Cícero relatou que inúmeros projetos já existem com o objetivo de combater as drogas, principalmente na periferia de Conquista, mas que é preciso fazer ainda mais. “No bairro Brasil tem um projeto desde 2012 com 120 crianças para tirar crianças das drogas”. Por fim ele se colocou à disposição para ajudar no projeto Quebrando o Silêncio, caso seja necessário.

O vereador Arlindo Rebouças (PSDB) iniciou seu pronunciamento abordando o problema das drogas. “Ninguém nasce violento, ele se transforma”. Questionou ficam as famílias. “Parabéns a Igreja Adventista do Sétimo Dia (IASD)”. Acrescentou que “o pior é quando governador da mal exemplo”. Citou que o jornalista Danilo Duarte foi retirado à força da coletiva, porque usava camisa do movimento. Também denunciou as agressões sofridas pelo Professor Reginaldo. “Pensei que não veríamos mais nunca em nossa cidade”. Disse que a inauguração da Unidade de Pronto Atendimento, e as promessas sobre a fábrica de medicamentos e a construção do aeroporto foram para enganar o povo. “O crime dos professores foi reivindicar melhorias para a educação. Estão acabando com a UESB. Isso que é violência”. Sugeriu que a CMVC apresente uma Moção de Repúdio. Informou que o Major Edmário Britto foi transferido para Itapetinga, sendo que a 92ª Companhia Independente da Polícia Militar, responsável pela zona rural, está sob o comando do Capitão Wágner Ribeiro. “Esperamos que faça um bom trabalho. Só a presença da PM já melhora. Em Veredinha a situação melhorou somente com a presença da PM. Não precisa bater e agredir ninguém”.

O vereador Ademir Abreu (PT) parabenizou a Igreja Adventista pelo programa “Quebrando o Silêncio”. Ele destacou que o problema das drogas é complexo que precisa ser solucionado. Para Ademir campanhas de prevenção ao consumo de drogas devem continuar sendo encampadas. O parlamentar fez críticas ao presidente em exercício Michel Temer (PMDB). Segundo o vereador, o Governo Temer está utilizando a máquina do Estado para favorecer seus candidatos nas várias cidades do país. “Esse governo já começa a mostrar a face da corrupção”, apontou.

Quem também fez uso da palavra nessa manhã foi o vereador Hermínio Oliveira (PPS). Ele iniciou sua fala parabenizando o projeto Quebrando o Silêncio e a polícia militar sobre o PROERD que vem tirando muitas crianças do caminho das drogas. Ele ainda cobrou o cumprimento de emendas parlamentares por parte do Executivo Municipal.

O vereador Antônio Ricardo Pereira, Ricardo Babão (PSL), demonstrou estar feliz em homenagear o time Marú, campeão da Liga Conquistense de Desportos Terrestres (LCDT). Afirmou que está junto com o esporte amador, “esporte é vida e saúde”. O vereador destacou os avanços realizados nos últimos 20 anos pelo Executivo, “trabalhando na cidade que mais cresce nesse país. A política precisa de pessoas sérias. Ele nunca foi acusado do desvio de um centavo em Conquista”. Esclareceu que há vereadores que receberam suas emendas, citando obras no bairro Guarani, à pedido do vereador Hermínio. “Conquista sabe o quer, quem trabalhou e sabe o progresso dessa cidade. Vamos fazer críticas construtivas”.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Novembro 2024
0

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30