24/08/2016 11:00:31
Foi realizada na manhã dessa quarta-feira (24) mais uma sessão ordinária na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC). Na oportunidade os vereadores aprovaram projetos com o Plano Municipal pela Primeira Infância do município de Vitória da Conquista e discutiram melhorias para a cidade. O primeiro a falar foi o vereador Edjaime Rosa – Bibia (PMDB) que criticou o abastecimento de água em Vitória da Conquista, gerido pela Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa). Segundo Bibia, a empresa atua de forma irresponsável na cidade, deixando bairros como o Nossa Senhora Aparecida, na zona oeste da cidade, sem água por 15 dias. “A Embasa acha que é dona da cidade. Não dá a mínima satisfação quando vai faltar água em algum bairro”, reclamou o vereador. O parlamentar defendeu ainda o rompimento do contrato de prestação do serviço de tratamento e distribuição de água e esgoto do município com a Embasa, que segundo ele, não presta um bom serviço à população.
O vereador Professor Cori (PT) ressaltou que é necessário fazer os encaminhamentos dos projetos propostos e aprovados pela Câmara. Ele frisou o projeto nº 16/2013, de autoria de seu mandato, que institui a Semana Municipal de Incentivo à Adoção de Crianças e Adolescentes a ser realizada todo 25 de maio, data que marca o Dia Nacional da Adoção. “Existe um número inimaginável de crianças desamparadas, aguardando que alguém as queira. Só que não são, em sua maioria, bebês recém-nascidos”, alertou. Para ele, a semana servirá para diminuir as dúvidas e preconceitos em torno da adoção. Apesar de aprovado, a lei ainda não se concretizou. Cori propôs à Câmara provocar o Executivo para a semana seja incluída na agenda do município.
A vereadora Lúcia Rocha (DEM) relatou que toda a igreja católica do Brasil já iniciou as celebrações da semana nacional da família, com o objetivo de auxiliar nas atividades de oração e reflexão. “Sendo assim, o vicariato de Conquista teve início na sua programação desde o dia 20 com encerramento no dia 28 de agosto”, explicou. Lúcia lembrou que promover a semana da família é “nos preparar para um clima de misericórdia divina”. Falou ainda da importância da participação de todos juntamente com a pastoral familiar para que esse conteúdo seja partilhado, multiplicado e servido. Finalizou convidando todos para começar essa jornada.
O vereador Nelson de Vivi (PCdoB) afirmou que nesse período eleitoral, é hora de prestar contas à sociedade. “Fizemos a política com dedicação, amor e honestidade”. Desejou boa sorte a todos os candidatos à reeleição, e pediu que na campanha “façamos todos com respeito eda melhor maneira, jogando o jogo justo, pautada na ética, boa conduta, sem atropelar, desrespeitar e usufruir do trabalho do outro. Que o povo de maneira democrática escolha seus representantes. Boa sorte a cada colega na batalha”.