Imagem Câmara Municipal realiza mais uma sessão ordinária

Câmara Municipal realiza mais uma sessão ordinária

Arquivo

19/08/2016 12:07:07


sessao19_Ago_16_6Nesta sexta-feira, 19, a Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) realizou a segunda sessão ordinária da semana. As sessões ordinárias acontecem durante as manhãs de quarta e sexta-feirae são abertas ao público.

Durante a sessão, o vereador Álvaro Pithon (DEM) agradeceu a Vadinho Barreto e à todas as pessoas que desejaram sua recuperação. O edil afirmou que Gildásio Santos Silva, morador do Cidade Maravilhosa, tem autoridade para fazer as reivindicações para o seu bairro. Pithon falou que acompanha o bairro há mais de 25 anos, antes mesmo de ser vereador.

O vereador Edjaime Rosa Bibia (PMDB) falou que o bairro Cidade Maravilhosa corre riscos com a possibilidade de chuvas, já que existem obras inacabadas. Bibia afirmou que Gildásio Santos Silva, morador da localidade, tem competência para cobrar melhorias, pois é morador da localidade. Ele frisou que as obras precisam ser terminadas porque envolvem recursos federais.

O vereador Florisvaldo Bittencourt (PT) relembrou o caso Jéssica em seu pronunciamento. “Ontem a desembargadora Rita de Cássia Machado negou o pedido de habeas corpus pedido pela defesa do Sr Américo, assassino da jovem Jéssica, que a defesa tenta libertar”. Parabenizou o blogueiro Fábio Sena pela matéria publicada sobre o assunto. “Foi um crime bárbaro que aconteceu em Conquista, não só contra Jéssica, mas contra toda mulher e cidadão de bem”. Denunciou que a impunidade teve colaboração do Estado. “Foi preso em flagrante, mas colocado como lesão corporal leve. Ele pagou a fiança e está foragido. A sociedade cobra que a justiça seja feita”. Pediu que a Polícia Civil faça diligências e prenda o rapaz. “Se fosse filho de mulher negra da periferia, o aparelho do Estado tinha invadido e matado esse assassino. Ressalto que o papel do Estado não é matar pessoas, mas é para mostrar como funcional o estado. Braço forte com a periferia e condescendência com a classe média, com a elite. O caso não é só pela Jéssica, mas o que representa para a sociedade”.

Hermínio Oliveira disse apoiar o presidente da Associação de Moradores do Cidade Maravilhosa, Gildásio Sousa por ter comparecido à Câmara para apresentar as suas cobranças para o bairro. “É seu dever estar sempre alerta, fazendo o melhor possível para a sua comunidade. Você está correto”, disse Oliveira em apoio ao líder comunitário. Hermínio disse ainda que concorda com a demanda de instalação de redutores de velocidade a fim de evitar colisões apresentada por Gildásio e se uniu ao coro puxado por ele, justificando que é importante evitar os constantes acidentes que tem ocorrido no bairro.

Sobre o aeroporto, Hermínio lembrou que em 2011 uma comissão de vereadores foi formada para buscar recursos para a construção do novo aeroporto. Segundo ele, a comissão conseguiu uma verba através da Emenda Rosa de Ouro, junto ao senador ACM Jr (DEM), uma verba de R$ 50 milhões, que foi utilizada para indenizar os moradores da região do novo aeroporto, que precisaram ser remanejados para outros locais.

O vereador Professor Cori (PT) comentou o Projeto de Lei (PL) nº 23/2016 que trata do descarte de lâmpadas, pilhas e baterias. Segundo Cori, o projeto prevê que as instituições municipais como Câmara e Prefeitura façam a coleta, contribuindo para a preservação do meio ambiente. Além disso, devem ser exemplo para outras instituições e população. Ele ressaltou que o descarte incorreto pode poluir o solo e fontes de água. O vereador frisou que é necessário criar campanhas educativas sobre o tema. Cori ainda parabenizou a Câmara pela realização da audiência, nessa quinta, 18, sobre a criação do distrito aeroportuário de Vitória da Conquista.

O vereador Nelson de Vivi (PCdoB) parabenizou o líder comunitários Gildásio Sousa, presidente da Associação de Moradores do bairro Cidade maravilhosa e colocou o seu mandato à disposição para defender as demandas do bairro no Legislativo Municipal. Nelson disse ainda que o atual momento é de prestar contas do mandato à população de Vitória da Conquista.

O vereador Arlindo Rebouças (PSDB), Líder da Bancada de Oposição, afirmou que as obras do novo aeroporto estão demoradas. Apesar da expectativa, ele é pessimista e só acredita que somente em 2020 o equipamento será entregue. O vereador subscreveu as palavras do morador do Cidade Maravilhosa, Gildásio dos Santos Silva, que participou da Tribuna Livre para cobrar melhorias.

O vereador Cícero Custódio (PSL) afirmou não entender algumas coisas que se falam na Tribuna. “Tem 22 anos que moro na região da Vila Serrana. Vi o Cidade Maravilhosa no chão puro com muita lama”. Informou que apenas o Vila Serrana I era asfaltado, faltando na Vila Serrana II, III, IV, Senhorinha Cairo e Sobradinho. “Hoje os bairros estão todos pavimentados e com esgotamento sanitário. Não entendo”. Afirmou que foi solicitado para a localidade o esgotamento sanitário, asfaltamento, quebra mola e a sinalização e que as obras foram realizadas. “Acho que não moram no bairro”. Esclareceu que no Miro Cairo está começando o asfaltamento, parou por causa da eleição, “mas sei que depois vai continuar. Sou morador da região e as pessoas tem que respeitar esse governo, o prefeito e a administração. Pode ter alguns erros, falhas, que precisam ser consertados, mas tem que parar com isso. Se estivesse errado eu falaria aqui. Não tenho medo de A ou B”.

O vereador líder do governo, Luciano Gomes (PR), disse que “parece que para oposição tudo ficou ruim de uma hora para outra, não tem nada prestando. Quando é feito algo só é feito na eleição”. Questionou que se não fosse feito os serviços de limpeza pública, como estaria a cidade após os quatro anos de administração? “Não adianta dizer que é só na época da eleição”. Esclareceu que a cidade estaria com lixo e mata para todo lado, impossível para transitar se nada tivesse sido feito. “A época do lixo no meio da rua, do urubu dentro da cidade, passou à mais de 20 anos”. Afirmou que “os mutirões são rotineiros”.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Novembro 2024
0

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30