17/08/2016 10:36:08
O Juiz Titular da 1ª Vara da Família, Dr Cláudio Augusto Daltro Freitas, fez uso da Tribuna Livre na Sessão Ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), realizada nessa quarta (18) para divulgar a Semana de Conciliação, a ser realizada nos dias 21 a 25 de novembro no campus da Faculdade Independente do Nordeste (FAINOR). Ele lembrou da homenagem recebida na CMVC há nove anos atrás.
“Sabemos das dificuldades, porém não podemos aguardar as coisas acontecerem. Pró-atividade é a palavra do momento. Buscar ações para fazer a diferença. E a diferença é a semana de conciliação”. Enfatizou que nesse ano, o evento não será realizado no Fórum Doutor Sérgio Murilo Nápoli Lamêgo, mas nas dependências da FAINOR, agradecendo o apoio que a instituição educacional tem empreendido ao Poder Judiciário. Agradeceu também o apoio da CMVC, afirmando que “conciliar é a tônica, a palavra que se busca sobretudo no Poder Judiciário. Chamar as pessoas à reflexão, de se buscar a paz, a pacificação dos conflitos”. Acrescentou “daremos um caráter diferenciado. Teremos outras ações, além da audiências, no sentido de melhorar e suavizar o trabalho da semana de conciliação”.
Líder da Bancada de Oposição, o vereador Arlindo Rebouças (PSBD), disse ver em Dr Cláudio Daltro um exemplo de luta, cidadania e preocupação com a parte mais fraca da sociedade. Rebouças destacou também a importância da Vara da Família e do programa Semana de Conciliação: “É de fundamental importância. É um sucesso”, disse o parlamentar.
Arlindo lembrou que a Câmara está colaborando com o projeto, cedendo um veículo para realizar a entrega de notificações das conciliações e encorajou as outras varas judicias, a realizarem ações de conciliação como essa a fim de agilizar os processos.
O vereador Florisvaldo Bittencourt (PT), Líder da Bancada de Situação, ressaltou a iniciativa. Para ele a Semana de Conciliação possui vários aspectos positivos, que beneficiam tanto o Judiciário como os cidadãos que possuem ações na justiça. Ele lembrou que muitas vezes se trata de ações simples que podem facilmente serem resolvidas, situação promovida pelo projeto. Em sua fala, Bittencourt frisou a satisfação e o dever da Câmara em apoiar esse projeto.