12/08/2016 12:07:53
Foi realizada na manhã dessa sexta-feira (12), na Câmara municipal de Vitória da Conquista (CMVC) a sessão solene em homenagem ao dia dos pais. A sessão foi instituída na Câmara após a incersão da data no calendário oficial do município de Vitória da Conquista através da Lei nº 1.937 de 26 de setembro de 2013 e é sempre comemorada na segunda semana do mês de agosto. Durante a sessão 20 pais foram homenageados e pessoas da comunidade foram convidadas para passar aos pais, uma mensagem pelo seu dia.
A primeira a falar foi a vereadora Lúcia Rocha (DEM) que destacou a importância dos pais nos núcleos familiares. “É a figura que transmite segurança e amparo”, disse a parlamentar. A Câmara, explicou Lúcia, homenageia os pais que contribuem com o desenvolvimento social e moral de seus filhos, ajudando a construir um mundo melhor para todos. “A vocês pais, não seria suficiente dizer apenas parabéns. Ser pai não é uma comemoração de um domingo, mas deve ser vivido através dos aprendizados diários e dos pequenos e grandes gestos de retribuição de cada filho”, disse Lúcia. “Que Deus abençoe a todos os pais do mundo”, rogou a parlamentar ao concluir o seu pronunciamento.
A vereadora Irma Lemos (PTB) ressaltou que o Dia dos Pais é uma data diferenciada e que deve ser celebrada. Ela lembrou daqueles que já perderam seus pais e afirmou: “Feliz de quem tem”. Irma relembrou um momento de emoção na Câmara quando, há cerca de 2 anos, a Casa se emocionou com o depoimento do filho do presidente Gilzete feito num momento de homenagem aos pais. A vereadora destacou Lázaro Peçanha que, segundo ela, é um exemplo de pai dedicado.
[caption id="attachment_13716" align="alignleft" width="300"] Dr Renan Lanes Lima[/caption]O médico oftalmologista e pai, Dr Renan Lanes Lima, disse ser uma alegria estar na Sessão da CMVC. “Desejamos agradecer a Deus por existirmos e tudo que pudemos fazer devemos colocar sua presença”. Na sequência, declarou que “aquilo que nos traz nessa manhã é a possibilidade de inspirar, quem quer que seja, a iniciativa de adoção de crianças”. Acrescentou que a “maior missão que um homem e mulher podem desenvolver na Terra, é trazer algum desamparado para dentro de seus lares”. Explicou que além de ser positivo para as crianças adotadas, também é muito benéfico para os filhos biológicos, porque “aprendem a desenvolver sentimentos sem preconceitos”. Finalizou dizendo que “a existência na Terra não foi só para desfrutarmos as coisas. Temos uma coisa por vencer, para superar. Nosso objetivo é servir. A vida é muito rápida e imprevisível. Vamos dedicar a uma atividade que nos edifique”.
[caption id="attachment_13718" align="alignright" width="300"] José Dias[/caption]O membro da Comunidade Anuncia-me, José Dias, destacou o homem como edificador do seu lar, e que deve fazê-lo com fé. “Ser pai é uma dádiva preciosa”, disse. Essa dádiva, disse ele, é concedida através do trabalho em busca da manutenção do lar. Ele destacou que atualmente muitos pais não tem a dignidade de levar para casa o pão de cada dia. Disse ainda que a figura do pai vem de Deus. Dias apontou, ao concluir, que é preciso resgatar a dignidade humana.
[caption id="attachment_13720" align="alignleft" width="300"] Maria de Lourdes Moreira[/caption]A senhora Maria de Lourdes Moreira afirmou que os pais devem ser espelhos para os filhos. Ela ressaltou a apresentação musical que crianças realizaram, sobretudo as mensagens das canções. Lourdes afirmou que os pais devem dedicar tempo e carinho aos seus filhos, sendo exemplos de justiça, caráter e amor.
[caption id="attachment_13721" align="alignright" width="300"] Carlos Alberto Sousa Teles[/caption]Representando o prefeito Guilherme Menezes (PT), o secretário municipal de meio ambiente, Carlos Alberto Sousa Teles, afirmou ser chegado o momento de comemoramos o Dia dos Pais, para honrar a missão que foi colocada. “A paternidade é uma das maiores alegrias na vida do homem”. Citou momento marcantes da paternidade como o ensinar a dar os primeiros passos e ouvir as primeiras palavras. “São momentos inesquecíveis”. Salientou o papel importante dos pais na criação, educação e formação de um cidadão de bem. “Quero desejar a todos um feliz dia dos pais”, desejando que todos recebam de seus filhos um abraço e um beijo, porque “é o presente mais valioso a receber”. Finalizou pedindo que “a paz tome conta em todas as famílias”.
Falando como um dos representantes da Bancada de Situação, o vereador Ricardo Babão (PSL) disse que o dia dos Pais é um momento muito importante. Disse que seu pai, morto a 12 anos, foi o homem que o estruturou e o inspirou a seguir a honestidade e a simplicidade. “É uma satisfação ser e ter pai”, disse ele. “Ser pai é pensar no melhor de cada um de seus filhos”, concluiu.
O vereador Coriolano Moraes, Professor Cori (PT), disse que a paternidade deve ser vista como um dos maiores presentes dados ao homem por Deus. “Temos que buscar na referência do pai, o exemplo a ser seguido por nossos jovens”. Citou o exemplo do Senhor Germino José de Andrade, mais conhecido como Bidô, pois ao visitar, percebeu o respeito de todos os familiares em pedir uma bênção. “O ato de pedir a benção tem várias simbologias e significados. Estabelece respeito, reconhecimento, um exemplo a ser seguido, de identidade a ser observada”. Desejou que todos os pais sejam referência para a juventude, para as famílias e jovens, “tão carentes no século 21 de significados balizados no respeito, no amor, na compreensão, no diálogo, na convivência com princípios que resgatem a ética e os valores”. Finalizou dizendo que “em nome de Germino e de todos os vereadores homenageamos todos os pais. Que sejamos referências na vida de nossos jovens”.
O vereador Edjaime Rosa Bibia (PMDB) afirmou que gostaria de homenagear todos os pais nessa data, mas que está feliz em poder render uma honraria a dois pais. Para Bibia, ser pai é algo maravilhoso. Segundo o edil, pai de verdade é aquele que convive, educa e ensina o filho o valor do respeito e do trabalho.
O vereador Arlindo Rebouças (PSDB) apontou que infelizmente muitos têm confundido a paternidade com dar presentes e garantir a segurança financeira sem, em alguns casos, ter tempo para ser presente na vida dos filhos. “Muitas vezes o que o filho quer é apenas um abraço”, disse Arlindo. Antes de concluir o seu pronunciamento, o líder da Bancada de Oposição parabenizou os pais pelo seu dia. “Parabéns a todos vocês, pais!” disse.
Pais Homenageados: