Imagem Câmara retoma sessões após recesso parlamentar

Câmara retoma sessões após recesso parlamentar

Arquivo

03/08/2016 11:17:00


A Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) realizou na manhã dessa quarta-feira (03), a primeira sessão desse segundo semestre de 2016 que marcou o retorno dos trabalhos após o recesso parlamentar.

O primeiro parlamentar a usar a palavra foi o vereador Álvaro Pithon (DEM), que desejou a todos os colegas vereadores um bom retorno às atividades de plenário e rogou a Deus que os ilumine. O parlamentar, que retorna de licença para realizar um tratamento cardíaco, agradeceu aos votos de avanços do seu quadro de saúde recebidos durante a sua recuperação do infarto sofrido. “Graças a Deus estamos na luta”, concluiu o vereador.

O vereador Adinilson Pereira (PSB) cumprimentou o público presente no retorno aos trabalhos parlamentares. Afirmou “louvar a Deus e agradecer por tudo que tem liberado em nossas vidas. Bênçãos, paz e força para estar aqui”. Enfatizou que o recesso não foi um período de descanso, mas de muito trabalho e luta. “Louvamos a Deus por tudo. Nesse momento a nossa gratidão por tudo que Deus tem realizado em nossas vidas”.

A vereadora Lúcia Rocha (DEM), também aproveitou a oportunidade para agradecer a Deus pela oportunidade de estar exercendo seu trabalho da melhor forma possível e desejou a todos os seus colegas parlamentares um bom retorno as atividades. Rocha afirmou que os vereadores devem sempre ficar atentos com as necessidades da população pois esse é o papel do Legislativo Municipal.

O vereador Cícero Custódio (PSL) saudou o colega Álvaro Pithon (DEM) pelo restabelecimento da saúde. Pithon retornou à Casa após um infarto e passar por uma cirurgia em Salvador. Cícero lamentou o falecimento de Jorge Bonfim Santos, funcionário da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB) desde 1982. Bonfim era primo de Cícero que se solidarizou com a família do servidor.

O Vereador Hermínio Oliveira (PPS) desejou aos seus pares um bom retorno às atividades em plenário. “Muito sucesso. Que Deus abençoe a todos”, disse Oliveira.

A vereadora Irma Lemos (PTB) disse retornar com muita alegria aos trabalhos da CMVC. Afirmou que havia uma preocupação com a saúde de Álvaro Pithon (DEM), “mas Deus ouviu as preces dos conquistenses. Muitos diziam que rezavam por Álvaro. O povo gosta de você”. Solicitou que “aqui dentro vamos manter a nossa união, amizade”. Deseja que “Deus nos ilumine, nos dê coragem”. Agradeceu a Deus e ao pessoal da zona rural, pois nesse mês de recesso, visitou Lagoa de José Luiz, Iguá, Dantilândia, José Gonçalves e Veredinha “e fomos bem recebidos”.

O Vereador Coriolano Moraes (PT) iniciou seu pronunciamento lamentando publicação, na revista veja, de um artigo com o título Professor ganha mal?, de autoria de Claudio de Moura Castro, em de 27 de julho. Ele afirmou que o autor da matéria não conhece a realidade da escola pública, o que demonstra a sua falta de compromisso em demonstrar a verdade, sobre o trabalho dos professore(a)s no Brasil. “O jornalista deveria ter feito primeiro uma pesquisa nas escolas públicas, para melhor mostrar a realidade das salas de aula em todo o Brasil”, explicou Cori.

Ele lembrou ainda, que, em seu texto o jornalista não denuncia que o professor de 20 à 40h de trabalho, na maioria dos municípios brasileiro, trabalham com salas superlotadas, com alunos com diversos problemas sociais e familiares, espaços físicos inadequados, possuem poucos materiais didáticos e quase nenhum equipamentos a sua disposição para melhor ilustrar e qualificar as atividades. “Quanto aos salários, observando os profissionais de nível superior, os professores são os profissionais, que ainda são, menos valorizados”, lamentou. E concluiu lembrando que esses profissionais não recebe FGTS, não recebe indenização por tempo de serviço, não recebe auxílio moradia entre outros benefícios, pagos a outras carreiras.

O parlamentar Edjaime Rosa Bibia (PSDB) saudou Pithon pelo seu retorno à Casa e desejou saúde ao colega. Em sua fala, ressaltou que espera um bom semestre à Câmara.

O vereador Ademir Abreu (PT) desejou as boas vindas aos colegas parlamentares, de forma especial ao vereador Álvaro Pithon (DEM), que retorna após se recuperar de um problema cardíaco. Abreu disse que o Brasil, a Bahia e a cidade enfrentam grandes dificuldades com o crescente desemprego. Ele apontou que em 2008 o Brasil teve uma crise mais profunda que a crise de 2015 e ponderou que naquela época os grandes empresários se empenharam na recuperação da economia enquanto atualmente a mesma classe faz questão de prorrogar as dificuldades enfrentadas. Ele ainda fez críticas às novas políticas públicas de saúde adotadas pelo Governo Federal, que, de acordo com o vereador, sucateiam o Sistema Único de Saúde (SUS).

O vereador Arlindo Rebouças (PSDB) deu boas vindas no retorno aos trabalhos do legislativo nesse segundo semestre. Destacou, em seu pronunciamento, a recuperação na saúde do vereador Álvaro Pithon (DEM), enfatizando que se trata de um guerreiro.

Andreson Ribeiro (PCdoB) foi mais um parlamentar que deu boas vindas ao vereador Álvaro Phiton (DEM), que retorna aos trabalhos após uma licença médica. Ele mostrou sua indignação referente a diversos problemas relacionados ao esporte: “Estarei entrando com moção de repúdio ao secretário, caso o problema não seja resolvido”, alertou. Ribeiro lamentou ainda, o acordo realizado pelo sindicato dos rodoviários, que segundo ele, não houve presença de representantes dos trabalhadores e foi imposta pelo presidente do sindicato.

O vereador Sidney Oliveira (PRB) afirmou que não irá mais convocar audiências públicas para discutir o serviço da operadora Oi. Ele é presidente da Comissão de Proteção e Defesa do Consumidor da Câmara e afirmou que a operadora vem prestando um péssimo serviço à população, não dando margem ao diálogo.

Durante o seu pronunciamento, o vereador Júlio Honorato (PT), desejou boas vindas aos seus colegas vereadores e fez votos de harmonia aos trabalhos do segundo semestre. “Que esse segundo semestre possa ser de muita harmonia e muita discussão e debates saudáveis aqui na Câmara”, disse Honorato. Ele parabenizou às comunidades da zona rural pelas atividades juninas realizadas e destacou a festa de São João de Iguá. “Ali no Iguá, pra mim, foi o melhor São João da região”, disse. O Sindlimp também foi alvo dos parabéns de Júlio, que destacou a realização de uma discussão com o secretário estadual de Educação Walter Pinheiro sobre a situação dos terceirizados em Vitória da Conquista, principalmente aquele que atuam na Educação. “Ali ficou acordado o pagamento da rescisão dos contratos de todas as empresas que se foram. Por felicidade agora só uma empresa estará recontratando esses trabalhadores terceirizado. A gente espera que essa empresa possa honrar os seus compromissos”, explicou o parlamentar.

O vereador Antônio Ricardo Pereira, Ricardo Babão (PSL), iniciou lamentando o falecimento do jovem Felipe, primo do vereador Luciano Gomes (PR). “Morte prematura, um acidente na região da Limeira. Jovem querido na região da Limeira e Capinal. Nossos sentimentos à família”. Na sequência, cumprimentou a todos os presentes, dando boas vindas ao retorno dos trabalhos na Câmara. Acrescentou que durante o recesso “o vereador está trabalhando sempre, dia a dia, correndo, se preocupando, pensando nessa cidade e na população”.

Fernando Vasconcelos (PT) agradeceu pelo retorno das atividades onde todos voltam com saúde e lembrou que “em nenhum momento a câmara parou de funcionar”. Ele citou visitas realizadas com o objetivo de buscar sempre a melhoria da comunidade conquistense. Durante seu pronunciamento esclareceu ainda, todo o processo das escrituras das Urbis e declarou seu orgulho em fazer parte da Câmara, “que é um espaço democrático e juntos estamos lutando cada vez mais pela melhoria da nossa população”.

Juvêncio Amaral (PSB) foi o último parlamentar a se pronunciar nesse primeira sessão do semestre e desejou um bom retorno dos trabalhos do Legislativo. O vereador espera que o semestre se desenvolva bem.

Ainda durante a sessão, os parlamentares votaram e aprovaram os projetos de Lei nº 25/2016, que torna oficial o dia do Gari na cidade de Vitoria da Conquista; nº 12/2016, que trata das diretrizes orçamentárias de 2017; nº 13/2016, dispõe sobre a destinação de recursos do orçamento do município de vitória da conquista, exercício 2016, às entidades de direito público ou privado, sem fins lucrativos; nº14/2016 que autoriza permuta de bem público do patrimônio disponível com área particular e o projeto de lei de nº 15/2016 que cria nova via pública, denominando-a de “atleta haley cruz Guimarães.

Após o encerramento da sessão, moradores do bairro Conveima I, apareceram na Câmara para reivindicar pavimentação no bairro. Em conversa com os parlamentares e o presidente da casa, ficou decidido que na próxima sessão a ser realizada no dia 5 de agosto, sexta-feira, representantes dos moradores farão uso da tribuna livre para expor as reais necessidades do bairro.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Novembro 2024
0

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30