Imagem Câmara economiza mais de 100 mil litros de água em um ano

Câmara economiza mais de 100 mil litros de água em um ano

Arquivo

27/06/2016 17:27:52


Uma ação da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) tomada inicialmente com o objetivo de reduzir o valor das contas de água acabou ganhando ainda mais importância devido à crise hídrica enfrentada pela cidade. Com medidas simples, que começaram a ser tomadas desde maio de 2015, a Câmara economizou 107 mil litros de água durante um ano.

“O dinheiro público nós temos o dever de economizar”, sentencia o diretor administrativo e financeiro da Câmara, Junior Félix, responsável pela iniciativa. “Hoje é muito importante você fazer um projeto que gera economia tanto no setor privado quanto no público”, completou o diretor.

O total de água economizado é o suficiente para abastecer uma casa com uma família de quatro pessoas durante cinco meses e meio, de acordo com a média de consumo de água no Brasil. A instituição lançou mão do uso de um dispositivo para evitar o desperdício de água nas caixas de descarga dos vasos sanitários. Foram instaladas nas caixas garrafas PET preenchidas com 1 litro de água. A cada acionamento da descarga, um litro de água é poupado no novo enchimento da caixa. Ao todo, 63 garrafas de 1 litro foram utilizadas para a completa adoção do sistema de economia.

Junior conta que conheceu o sistema através de um programa de televisão. “É um projeto simples que eu conheci em um programa que assisti, foi um estudante no Rio de Janeiro que idealizou, e eu vi que seria viável implantar na Câmara”, contou o ele.

Entre os meses de junho de 2014 e maio de 2015, a Câmara gastou 825 m³ de água. Com o sistema, o consumo caiu para 718 m³ entre junho de 2015 e maio de 2016, o que significa uma redução de quase 13%.

“Nós nos orgulhamos de dar um exemplo para nossa população e fazer essa economia de mais de 100 mil litros de água. A situação não é fácil, mas se cada um fizer a sua parte, nós teremos uma economia extraordinária”, comenta o presidente da Casa, Gilzete Moreira. “Ficamos felizes por este resultado e nós queremos que outros órgãos de Vitória da Conquista, casas, famílias entrem nesse projeto”, disse Gilzete.

Sem título-1

Mais economia - A busca da Câmara Municipal por mais economia de água não parou. De acordo com Junior Félix, em breve será implantado um sistema de captação da água dos aparelhos de ar condicionado. Dentro das projeções do administrador, o sistema vai captar entre 2 e 3 mil litros de água por mês, aumentando a economia de água na Casa.

Em meio à crise hídrica enfrentada por Conquista, a Câmara tem buscado soluções para amenizar os efeitos da crise. Além da economia de água, o Legislativo Municipal realizou em maio visita à barragem de Água Fria II, que compõe o sistema de abastecimento de água do município.

Uma comitiva formada por 6 vereadores das bancadas de Situação e Oposição da Casa esteve na barragem. Os vereadores Ademir Abreu (PT), Álvaro Pithon (DEM), Arlindo Rebouças (PSDB), Cícero Custódio (PSL), Irma Lemos (PTB), Professor Cori (PT) e Sidney Oliveira (PRB) compuseram a comitiva, acompanhados do analista de saneamento da Empresa Baiana de Águas e Saneamento (Embasa), Álvaro Aguiar, e o assistente de saneamento Ninrode Garcia, que apontaram as dificuldades da empresa na captação de água. Além da visita, a Câmara realizou algumas reuniões e uma sessão especial sobre o tema, no último dia 22 de junho.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Novembro 2024
0

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30