08/06/2016 13:20:11
Na sessão desta quarta (8), da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), o vereador Juvêncio Amaral (PSB) relatou visitas que fez à zona rural. No distrito do Iguá ele se deparou com uma situação crítica. “Eu sinto que aquela comunidade está abandonada”, detalhou. Os moradores do Iguá, segundo o parlamentar, reclamam melhorias em áreas prioritárias como saúde, estradas, iluminação segurança e lazer.
Para ele, o mais grave é a escassez de água. “Uma comunidade clamando por água”, porque a Embasa não vem cumprindo o cronograma de racionamento que prevê a liberação de água durante três dias e suspensão por mais três. Juvêncio relatou que, durante a visita, a sobra de água de um caminhão-pipa que abasteceu a creche e a escola foi disputada pelos moradores. O parlamentar criticou duramente a Embasa. Para ele, a empresa só visa o lucro, ofertando serviços sem qualidade à população.
Em sua fala, o edil falou também da visita às localidades de Rancho Alegre, São Mateus, Olho d’Água dos Outeiros, Cachoeira dos Porcos, Lagoa Nova e Chapada Velha. Em São Mateus, o vereador foi acompanhado do gerente regional da Companhia de Engenharia Hídrica e de Saneamento da Bahia (Cerb). Segundo ele, a comunidade foi contemplada com poço artesiano e sistema de água que não estão funcionando por deficiência da rede elétrica. Amaral informou que a Cerb instalou um transformar e brevemente o sistema poderá atender aquela comunidade. “Alguns vereadores colocaram aqui que tinha que ir a Salvador. Não. Nós temos aqui a Cerb, tem um gerente regional, uma pessoa comprometida, competente, e toda a equipe”, disse.