18/05/2016 13:29:02
O vereador Nelson de Vivi (PCdoB) iniciou seu pronunciamento na sessão ordinária da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), realizada nessa quarta (18), informando que no último sábado, ao lado do deputado estadual Jean Fabrício (PCdoB), “estivemos no Nova Cidade, no Comando Comunitário da Polícia, entregando material esportivo para aquela comunidade e bairros adjacentes”.
Nelson também destacou a presença do Diretor Geral da Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb), Elias Nunes Dourado. Acrescentou que, de acordo com Organização das Nações Unidas (ONU), “inserir o jovem na prática esportiva, ameniza em 25% a incidência da violência”.
O vereador enfatizou que “precisamos trabalhar para combater a violência em Vitória da Conquista, haja vista que a cidade configura uma das mais violentas do país”. Salientou que “nosso mandato tem uma inserção muito grande no esporte, tanto na zona rural, Limeira, Iguá, Bate Pé como nos bairros de Vitória da Conquista.
Nelson afirmou também ser parceiro junto com o deputado Jean Fabrício e com a Polícia Militar (PM) do Projeto Gente Grande, que atende cerca de 800 crianças, inseridas na prática de várias modalidades esportivas no colégio da PM no bairro do Kadija.
O vereador informou dois jovens fizeram testes para jogar no Vitória da Conquista e, que um desses, também foi chamado para treinar no Palmeiras, “um grande time nacional”. Enfatizou que “ao abrir a porta para o jovem inserir no esporte e mostrar seu talento, pode sair um grande atleta. É fechar as portas para a delinquência”.
Nelson alertou que “se a juventude não tem a oportunidade do esporte, da educação, do primeiro emprego, da expectativa de vida, o traficante recruta para o tráfico de drogas”. Destacou que seu mandato, entre outras coisas, luta por melhor saúde, segurança e educação para os jovens. “Também estamos inseridos tanto na zona rural quanto nos bairros periféricos, haja vista na região da Urbis V e Vila Serrana na escolinha de futebol com Rogério. Tirar as crianças da rua e mostrar o caminho do esporte, é o caminho da saúde, disciplina e afastando das drogas e violência”.
Finalizou seu pronunciamento convidando a comunidade para a Audiência Pública, proposta pelo seu mandato junto com os vereadores Coriolano Moraes (PT) e Fernando Jacaré (PT) à ser realizada no dia 02 de junho, às 19h, com o propósito de “debatermos com as autoridades e sociedade organizada da cidade, a violência em Vitória da Conquista, e encontrarmos meios para amenizarmos a questão da violência que está muito triste nossa cidade”.