06/05/2016 13:41:05
Na sessão desta sexta-feira (6) da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), o vereador Fernando Jacaré (PT) criticou a forma como representantes de Barra do Choça usaram a tribuna da Câmara para reclamar sobre denúncias de desvio de água do rio Catolé. As denúncias vêm sendo feitas por vereadores conquistenses com base em informações do Ministério Público. Para Jacaré, o regimento da Câmara não foi respeitado. “Foi um erro dessa Casa abrir o espaço na tribuna no dia de hoje”, disse.
“Teria que ser entregue um documento hoje, como segue a regra. Porque hoje teria que ter conversado entre a gente, não expor aqui a situação, como foi colocado. Porque criou uma situação ruim”, assinalou o vereador. Ele ainda reprovou a atuação de um blog de notícias: “Um blog pega uma apenas uma frase nossa joga e cria-se esse conflito ruim. Nós não estamos aqui de brincadeira. Esse assunto, outros vereadores já colocaram aqui e por isso, que agora, vira uma situação meio desagradável. Porque nós fomos ofendidos aqui da forma como foi colocado e essa reunião interna com as comissões era para ter acontecido antes para debater, resolver as arestas e avançar”.
Segundo Fernando, ele foi mal interpretado. “Eu não quis dizer isso da forma como foi colocado. Eu coloquei que quem é clandestino está roubando a água”. E ressaltou: “A informação que chegou para a gente é de que está ocorrendo desvio de água. É o que nós ouvimos do Ministério Público. É o que ouvimos da população”. O vereador esclareceu que nunca teve a intenção de ofender: “Jamais, em nenhum momento, da nossa parte, queríamos ofender pai de família. De maneira alguma, não é o nosso papel, nem é o nosso perfil”.
Jacaré ressaltou que tem grande apreço por Barra do Choça e que a situação hídrica que envolve os dois municípios é um assunto grave e interessa a todos. “Nós fizemos duas audiências públicas em Barra do Choça”, informou. Ele disse que esteve presente como presidente da Casa para debater esse assunto. Jacaré afirmou que tem acompanhado o tema e cobrado dos órgãos competentes como Inema e Embasa.
Em sua fala, o vereador relatou viagem à Salvador, onde visitou a Superintendência dos Desportos do Estado da Bahia (Sudesb) para discutir projeto de implantação de escolinhas de futebol em bairros populares. Jacaré afirmou que a proposta foi bem aceita pelo diretor geral do órgão, Elias Dourado. Ele explicou que também discutiu projeto de reabertura do escritório da Urbis, em parceria com a associação de moradores. “Projeto bem avançado, para que as escrituras continuem a ser entregues”, disse. O edil destacou ainda emenda parlamentar do deputado federal Waldenor Pereira (PT) para os campos da Urbis VI e creche da Patagônia, o equipamento receberá alambrado e vestiários. Ainda na viagem, ele esteve com a Oi cobrando melhorias no atendimento a Conquista, sobretudo melhorar o sinal da operadora no município.