Imagem PROLER completa 25 anos e é homenageado pela Câmara

PROLER completa 25 anos e é homenageado pela Câmara

Arquivo

25/04/2016 13:55:30


ProLer_58O PROLER/UESB campus de Vitória da Conquista foi tema de uma audiência pública realizada na manhã desta segunda-feira (25) na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC). O proponente da audiência foi o vereador Professor Cori (PT) e contou com a presença da idealizadora do programa, Heleusa Câmara; o secretário de governo do município, Edwaldo Alves; o ex-prefeito de Conquista, Murilo Mármore; o escritor e ex-ministro interino do Ministério da Educação (MEC), Ubirajara Brito; a diretora do Círculo Escolar Integrado do povoado de Capinal, Cláudia Fernandes; e a representante da UESB, Vanessa Lima.

[caption id="attachment_11588" align="alignright" width="300"]Professor Cori Professor Cori[/caption]

Professor Cori explicou que o PROLER é um comitê pioneiro do Programa Nacional de Incentivo à Leitura da Fundação Biblioteca Nacional. “Em 10 de janeiro de 1992 foi assinado o termo de compromisso que estabeleceu a parceria entre a fundação e a UESB”, falou. Ele assinalou que o objetivo geral do PROLER/UESB é desenvolver ações de leitura que contribuam para a qualidade em educação, em caminhos libertários de leitores que, no dia a dia, busquem rever conceituações de valores permeados pelo consumismo, intolerância e indiferença, para a edificação de uma sociedade mais crítica e cidadã. “Esse Encontro promove intercâmbio e troca de experiências por contar com a participação de especialistas em todo o país, oriundos de Universidades, núcleos de estudos, centros de pesquisa com competência reconhecida, para discutir sobre leitura, arte, ciência e literatura”, concluiu.

[caption id="attachment_11589" align="alignleft" width="300"]Heleusa Figueira Câmara Heleusa Figueira Câmara[/caption]

Idealização do projeto - A Coordenadora do Comitê PROLER/UESB, a professora Dra. Heleusa Figueira Câmara, agradeceu ao vereador Professor Cori pela realização da audiência pública e pela ajuda ao PROLER, na época em que ele ocupou a Secretaria de Educação.  Destacou a presença de todos que ocupavam a mesa, agradecendo ao prefeito Guilherme Menezes (PT), representado pelo secretário de governo Edwaldo Alves Silva. “Ele apoia o PROLER. Participou do módulo zero, que foi o primeiro momento em Conquista, ainda ligada a Fundação Biblioteca Nacional”. Também agradeceu ao ex-prefeito Murilo Mármore, “o apoio a comitiva de 22 pessoas da Fundação Biblioteca Nacional que viriam a Conquista para instalar o ponto piloto do PROLER. Agradeço pela sua acolhida que foi decisiva para que nossa cidade tivesse um programa como esse. Disponibilizou não só para o PROLER como para outros programas”. Ela ressaltou que “todos que aqui estão são colaboradores do PROLER”. Heleuza enfatizou que com o apoio da prefeitura, da UESB, da Secretaria de Educação, da Secretaria de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer e da Secretaria de Desenvolvimento Social, da Academia e toda a sociedade “faz com que o PROLER viva desde 1992. Toda essa Casa, que é a Casa do Povo, está agregando os amigos do PROLER”.

[caption id="attachment_11590" align="alignright" width="300"]Edwaldo Alves Edwaldo Alves[/caption]

Importância da leitura - Representando o Poder Executivo, o secretário municipal de Governo, Edwaldo Alves, destacou a importância exercida pelo PROLER. De acordo com o representante do prefeito, o projeto promove o interesse pela leitura. “Projetos como o PROLER vão manter sempre o nosso interesse pela leitura, pela cultura”, disse Edwaldo. Ele também apontou a importância do acesso a bens culturais como a leitura. “Leitura é cultura e não existe cultura sem liberdade, como não existe liberdade sem cultura”, apontou Alves.

[caption id="attachment_11591" align="alignleft" width="300"]Murilo Mármore Murilo Mármore[/caption]

Necessidade da leitura nunca morre - O ex-prefeito de Conquista, Murilo Mármore, afirmou que a educação conquistense viveu momentos extraordinários proporcionados pelo PROLER. Mármore relembrou avanços de sua gestão como a criação do conselho municipal de educação, o primeiro da Bahia, e a criação da Biblioteca Central. O ex-prefeito reconheceu a importância da educação e lamentou que o país valorize pouco o ensino. “É preciso que nós façamos muito mais”, disse. Ele acredita que o livro está ameaçado com o surgimento e popularização de novas tecnologias da comunicação. “É fundamental que os nossos professores, nossos colegas, passem para os pais de seus alunos a importância da leitura. Essa necessidade não morre nunca. Porque o Brasil, lamentavelmente, ainda apresenta índices absolutamente reprováveis no quesito educação”, falou.

[caption id="attachment_11592" align="alignright" width="300"]Ubirajara Brito Ubirajara Brito[/caption]

Investimentos em educação básica e técnica – O ex-ministro, Ubirajara Brito, relatou trabalhos realizados à frente do MEC nos anos de 1987/88: “Tenho sempre na memória que, enquanto estávamos lá, focamos no ensino técnico e escolhemos Conquista para receber o antigo CEFET, hoje IFBA”. Ele relatou que a grande preocupação hoje deve ser com a educação básica. “Nenhum país vai crescer sem a educação fundamental, ensinar as crianças a ler e a contar. Foi assim que a Alemanha e o Japão resolveram seu problema no século 19. A educação fundamental também foi investimento de outros tantos países no século 20”, falou, explicando que esse é um investimento a longo prazo. Brito relatou que professores de todo o Brasil estão despreparados, “não por conta deles, mas dos governantes que não sabem valorizar o profissional. Na França, um professor fundamental ganha o mesmo que um professor universitário. Mil, dois mil reais, não dá para sobreviver no Brasil hoje”, lamentou. Por fim, ele lembrou que o ser humano está sendo sabotado com a internet, que está destruindo a leitura das crianças, “que desde cedo aprendem a dedilhar o celular, o tablete e isso é nocivo. Nós estamos destruindo e minimizando a importância do livro de papel. Hoje os jovens não sabem nem escrever porque perderam o hábito de pegar o papel e a caneta”.

[caption id="attachment_11593" align="alignleft" width="300"]Vanessa Lima Vanessa Lima[/caption]

Incentivo à leitura - Para a representante do reitor da UESB, Vanessa Lima, o PROLER é um “programa maravilhoso de incentivo à leitura”. Segundo ela, a audiência em homenagem ao programa é um reconhecimento importante. “Por que a gente está feliz hoje? Porque o PROLER traz importantes contribuições para a região sudoeste, tanto em nível educacional, quanto em nível acadêmico, cultural, social. É um programa de extensão que de fato dialoga, conversa com a comunidade e faz articulação entre os saberes acadêmicos e popular”, falou. Vanessa parabenizou a equipe do programa e aos alunos pelo trabalho que vem sendo realizado.

[caption id="attachment_11594" align="alignright" width="300"]Cláudia Fernandes Cláudia Fernandes[/caption]

25 anos de comemoração - A Diretora do Círculo Escolar Integrado do Povoado de Capinal, professora Cláudia Fernandes, disse que ficou surpresa quando a escola foi escolhida para sediar o seminário do PROLER. “São 25 anos de comemoração. Agradecemos o convite”. Ela afirmou que “na comunidade estamos ansiosos, surpresos e em busca de tudo o que Heleusa vem passando para nós”. Acrescentou que “todos estamos empolgados, passando aos alunos o resgate e memória da nossa comunidade”. Destacou que quando entrou no Município, a secretária da Educação era a professora Heleusa.

Durante a sessão, foram recitados poemas e cânticos por parte de membros beneficiados pelo projeto durante esses 25 anos. Eles descreveram a importância do PROLER em suas vidas, como Angelita Maria Santos, Ângela Viana, Adenyr Rosa e o cordelista, Ailton Dias.[caption id="attachment_11598" align="alignleft" width="300"]Ailton Dias Ailton Dias[/caption][caption id="attachment_11597" align="alignleft" width="300"]Adenyr Rosa Adenyr Rosa[/caption][caption id="attachment_11596" align="alignleft" width="300"]Ângela Viana Ângela Viana[/caption][caption id="attachment_11595" align="alignleft" width="300"]Angelita Maria Santos Angelita Maria Santos[/caption]


Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Novembro 2024
0

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30