20/04/2016 13:35:48
O vereador Nelson de Vivi (PCdoB) solicitou à Secretaria Municipal de Saúde que estenda a toda a população do município a vacinação contra a influenza. Segundo o Ministério da Saúde, a vacinação contra influenza é a intervenção mais importante na redução do impacto da síndrome aguda respiratória grave por influenza A (H1N1). Na sessão desta quarta-feira (20) da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), ele afirmou que “as pessoas de baixa renda não terão condições de arcar com R$ 120, que é o custo dessa vacina nos laboratórios privados da cidade, e o povo mais pobre não pode ficar desprotegido”.
O parlamentar lembrou que o H1N1 é uma preocupação nacional e que Conquista já registrou uma morte pelo vírus, mas a vacinação na rede pública é destinada a alguns grupos prioritários: crianças de 6 meses à 5 anos, gestantes, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas e outras doenças que comprometam a imunidade. Nelson ainda ressaltou que em Conquista a vacina está em falta na rede pública, só deve ser reposta na próxima sexta-feira. Para o vereador, o governo pode aumentar a produção, feita pela Fundação Oswaldo Cruz, e estender a todos a vacinação.
Em sua fala, Nelson de Vivi ainda relatou visita feita às localidades do Juazeiro e Vila Iguá no último fim de semana. Ele ressaltou a importância de estar próximo à população e ouvir às suas demandas. “Estamos providenciando os encaminhamentos para fazer a essa Casa e ao prefeito municipal para solucionar algumas demandas daquela comunidade”, disse o vereador.