Imagem Câmara realiza sessão em homenagem ao Dia Municipal da Cultura

Câmara realiza sessão em homenagem ao Dia Municipal da Cultura

Arquivo

16/03/2016 11:36:19


sessao_Glauber_16_Mar_18Foi realizada na manhã desta quarta-feira (16) na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) uma sessão especial em homenagem ao Dia Municipal Cultura, com a entrega da Medalha Glauber Rocha. Participaram do evento o coordenador do Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima, Elton Becker, o secretário municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Nagib Barroso, a representante do Conselho Estadual de Cultura, Virgínia Coronago, além dos vereadores, produtores culturais, artistas e populares.

[caption id="attachment_10340" align="alignright" width="300"]Coletivo Ubutu Coletivo Ubutu[/caption]

Durante a sessão, o grupo musical Crua apresentou uma música à plateia. O grupo é conquistense e integra a nova safra de artistas que vem surgindo no município. Além disso, uma dupla de repentistas improvisou alguns versos, contagiando toda a população. Ao final, o Coletivo Ubutu realizou uma performance que surpreendeu a todos. O coletivo se intitula uma filosofia africana, cujo significado se refere à humanidade. Para eles, trata-se de um conceito amplo sobre a essência do ser humano e a forma como ele se comporta em sociedade. O grupo ainda propôs uma ação interativa, na qual os presentes puderam expressar ideias, poesia e reivindicações.

[caption id="attachment_10317" align="alignleft" width="300"]Elton Becker Elton Becker[/caption]

O coordenador do Centro de Cultura, Elton Becker, afirmou que o espaço está em funcionamento, estando apenas o teatro ainda interditado. “O Centro de Cultura Camillo de Jesus Lima está vivo e muito vivo. No momento apenas a sala principal está interditada”, explicou o coordenador. A concha acústica, o foyer do teatro, as salas laterais e a sala multiuso, segundo Becker, estão funcionando e abrigando atividades. Sobre o teatro, ele revelou R$ 500 mil, fruto de emenda parlamentar, foram alocados para as obras de segurança e de combate a incêndio, exigidas pelo Corpo de Bombeiros para a reabertura da sala. “Esses recursos serão suficientes para as obras”, garantiu Becker.

Ele também revelou que a Diretoria Estadual de Espaços Culturais (DEC) está fazendo todo o esforço possível para firmar parceria com o Ministério da Cultura para a troca das cadeiras do teatro do Centro. “A gente acredita que, já com essas medidas, é possível pleitear junto ao Corpo de Bombeiros, e por conseguinte, junto ao Ministério Público a reabertura da sala principal do teatro Camillo de Jesus Lima, que ano que vem completa 30 anos”, disse Elton que também ressaltou que ao longo deste período o equipamento sofreu pouquíssimas intervenções.[caption id="attachment_10318" align="alignright" width="300"]Virgínia Coronago Virgínia Coronago[/caption]

Já Virgínia Coronago, membro do Conselho Estadual de Cultura, avalia que os espaços ainda não foram ocupados pelos artistas, “que são tão importantes para nosso município, mas muito desvalorizados”. Segundo Coronago, os artistas presentes à solenidade têm uma representatividade muito grande em Conquista. Ela sublinhou que, como membro também da Coordenação de Cultura da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (UESB), têm percebido que a cultura vem perdendo terreno. “Os espaços precisam ser conquistados, reconquistados, ampliados e só depende de nós artistas”, disse. A aposta de Virgínia é numa ação coletiva. “Eu queria convocar todos os artistas locais para nós pensarmos, futuramente, um projeto político cultural para nosso município, para nossa universidade”, defendeu.

Para Virgínia, cultura e arte são conceitos muito amplos que estão relacionados à produção humana. “A cultura se faz com pessoas e as pessoas é que criam as teias de significado da cultura. Não existe essa questão de fazer e construir espaços físicos sem pessoas para produzir”, ponderou. Já como membro do conselho, ela afirmou se sentir lisonjeada ao mesmo tempo em que reconhece se tratar de um grande desafio, diante às grandes dificuldades que o segmento enfrenta. Segundo a conselheira, a agremiação não possui orçamento para as atividades deste ano.[caption id="attachment_10319" align="alignleft" width="300"]Nagib Barroso Nagib Barroso[/caption]

O secretário de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, Nagib Barroso, anunciou que foi protocolado na Câmara o projeto do Plano Municipal de Cultura na manhã desta quarta-feira (16). Ele agradeceu a Gilmar Dantas, técnico em assuntos culturais da Secretaria, pelo empenho, junto com demais servidores, para a conclusão do material. “Hoje é um dia histórico e ainda temos muitos desafios. Precisamos de políticas públicas em todas as áreas e esse plano traz isso”, explicou. O secretário ainda informou sobre a transferência do Conservatório de Música para o Centro Glauber Rocha – Cultura e Educação. Ele ainda ressaltou que “inauguramos a sala de cinema na praça CEUS na segunda-feira em homenagem a Glauber Rocha”.  Nagib lembrou que os desafios são muitos e que não acredita em nada pronto. “Quem quer fazer se aproxime e venha trabalhar junto com a gente”, disse. Por fim, lembrou que o Conselho Municipal de Cultura será reativado e que o governo escutando, erra menos. “Chamo para que toda comunidade se aproxime”, finalizou.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Novembro 2024
0

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30