15/03/2016 22:42:42
Foi realizada na noite dessa sexta-feira (15) na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) uma audiência pública para discutir a segurança dos ciclistas e corredores de rua de Vitória da Conquista. Os vereadores Fernando Vasconselos (PT), Ricardo Babão (PSL) e Andreson Ribeiro (PCdoB) participaram da discussão.
[caption id="attachment_10304" align="alignleft" width="300"] Fernando Jacaré[/caption]O vereador Fernando Jacaré disse que já estava entrando em contato com a prefeitura para agendar um encontro com o prefeito: “Não podemos deixar o assunto morrer. Temos que reivindicar e levar o encaminhamento de ações concretas”. Ele lembrou que o desafio do atleta de rua principalmente os grupos de corrida, tem levado o nome de nossa cidade para o Brasil e o mundo, “é algo extraordinário, parabéns aos grupos de corrida e aos ciclistas que juntos são os que mais sofrem”. Lembrou da época que se criou o projeto de duplicação da Av. Olívia Flores e que muitos não acreditavam “e hoje é uma realidade”. Falou de um projeto futuro para tornar a área do antigo pinicão em um parque, assim como foi na Lagoa das Bateias: “Não podemos cometer o mesmo erro, e precisamos projetar algo bom para o futuro”.
[caption id="attachment_10305" align="alignright" width="300"] Ricardo Babão[/caption]O vereador Antônio Ricardo Pereira, Ricardo Babão (PSL), disse que essa audiência é muito importante para discutir o esporte de nosso município. Explicou que os vereadores geralmente são mais procurados pelo futebol amador, mas que a Câmara está aberta a todos os esportes. “Meu mandato e alguns empresários que bato na porta, está levando três atletas com a professora Renata para disputar o campeonato brasileiro. Ajudamos o esporte”. Destacou o crescimento que o atletismo e o ciclismo tiveram em nossa cidade, “mas precisamos que os representantes visitem nosso gabinete”. Para ele, a avenida Perimetral, em construção, também poderá ser uma área para prática dos esportes. Nosso papel é ouvir, debater e trazer projetos que possam desenvolver Vitória da Conquista”. Frisou que são mais de 13 quadras poliesportivas para entregar nesse ano. “Cidade que pensa no esporte. São 304 povoados com o esporte presente”. Anunciou que já está no planejamento o recapeamento da Olívia Flores. “Estamos a disposição. Podem trazer para nós. Tragam as ideias que levamos ao executivo e o prefeito está sempre de braços abertos a todos. Nosso mandato está a disposição a todos os segmentos de Conquista”.
[caption id="attachment_10306" align="alignleft" width="300"] Andreson Ribeiro[/caption]O vereador Andreson Ribeiro (PCdoB) defendeu o estabelecimento de uma metodologia de trabalho para discutir as reivindicações apresentadas na audiência. Ele sublinhou a necessidade de uma melhor convivência entre ciclistas e corredores de rua. “Me parece que está ocorrendo uma omissão do poder público em melhorar as condições estruturais para que esses dois esportes possam conviver, especialmente ali na [Avenida] Olívia Flores”, falou. Ele avalia que a prefeitura deve investir em melhor infraestrutura para ciclistas e corredores, uma forma de estimular o convívio saudável entre os dois segmentos. O vereador lembrou que, muitas vezes, o corredor acaba utilizado a ciclofaixa porque não encontra pistas de corrida adequadas. O edil ressaltou que o prefeito Guilherme Menezes é um dos homens mais íntegros que já teve na política de Conquista, mas precisa melhorar como gestor. “Mas, vem pecando muito por não estar presente nos atos de importância dessa cidade. Vem pecando muito porque não estar ouvindo a população e os segmentos organizados dessa cidade”, disse. O parlamentar apoiou a formação de uma comissão que deverá tratar as reivindicações com o prefeito. “Eu não quero fazer a crítica pela crítica. Eu sou responsável pelos meus atos. A gestão do prefeito Guilherme é também uma gestão centralizada”, falou e acrescentou: “Com todo respeito a Hudson Castro. Hudson é lutador pela melhoria do esporte de Conquista. Mas, nós temos que quebrar o tabu. Precisamos valorizar a pessoa que o prefeito é, uma pessoa honesta, mas tem que estar nas grandes discussões dessa cidade, tem que se abrir mais para ouvir e para que daí se tenha mais agilidade na resolução das questões de nosso município”, concluiu.