10/03/2016 22:10:32
Professores e estudiosos da filosofia, participaram na noite dessa quinta-feira (10), na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) de uma Audiência Pública que discutiu a Criação do Centro de Estudos em Kierkegaard do Nordeste, um espaço de discussão permanente em torno da produção kierkegaardiana no Nordeste do Brasil. A iniciativa foi do vereador Gilzete Moreira (PSB), através do requerimento nº 21/2016.
[caption id="attachment_10161" align="alignleft" width="300"] Joane de Oliveira[/caption]Para Joane de Oliveira Cordeiro, estudar Kierkegaard é importante, sobretudo porque a obra do filósofo pode ajudar a compreender o atual contexto brasileiro com a escalada de escândalos de corrupção. “Considerando os dias em que a gente está vivendo, em que a aparência, a objetividade tem tomado muito dos dias das pessoas, tem sido prioridade na vida das pessoas. Estudar Kierkegaard é de fundamental importância. Porque, como foi aqui ressaltado por Consolata, ele nos traz, ele nos move para a reflexão a respeito da nossa condição nesse estado em que a aparência tem movido as pessoas, em que a essência tem se desvanecido”, disse.
[caption id="attachment_10162" align="alignright" width="300"] Ednéa Correia[/caption]A professora Ednéa Correia, falou da admiração pelo professor Jorge Miranda, estudioso e presidente do Centro de Estudos em Kierkegaard, pelo trabalho provocador que ele realiza e agradeceu pelos ensinamentos. Relatou como os estudos em Kierkegaard mudou sua forma de pensar e que isso, apesar das dificuldades, mudou sua vida.