24/02/2016 22:36:50
Na sessão especial da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista (CMVC), dessa quarta-feira (24), que abordou a Campanha da Fraternidade 2016, os participantes puderam conhecer um pouco sobre o projeto “De Olho no Óleo”. Segundo Fernando Barreto, do Movimento Familiar Cristão, trata-se de uma parceria entre a instituição, Embasa, empresas do ramo alimentício e uma indústria de sabão. O projeto coleta o óleo de cozinha já utilizado, e que iria para o lixo, filtra e entrega a uma indústria que o utiliza na fabricação de sabão. Até o momento, 40 empresas já aderiram à iniciativa.
Barreto explicou que a ideia surgiu com a promulgação de uma lei, de 2010, que dispõe sobre a destinação do óleo de cozinha. De lá pra cá, eles conseguiram o apoio da Embasa, que doa os vasilhames para a coleta, de uma fábrica de são, que recebe o óleo e doa sabão em troca do óleo, e da Secretaria Municipal do Meio Ambiente, que cede veículo para o transporte do produto. Ele ressaltou que o projeto vai deixar vasilhames nas paróquias para que as pessoas possam doar óleo de cozinha. Fernando afirmou que é uma forma de contribuir com a Campanha da Fraternidade deste ano que foca na preocupação com o saneamento básico.
[caption id="attachment_9769" align="alignright" width="300"] Arlete Rocha Miranda[/caption]A integrante do Movimento Familiar Cristão, Arlete Rocha Miranda, parabenizou a iniciativa em trazer um tema relevante para os cidadãos religiosos. “Importante para a sociedade a qualidade do meio ambiente”. Solicitou que todos os vereadores façam parte do movimento, trabalhando na implementação de políticas que venham a contribuir no desenvolvimento da sociedade e na relação com o meio ambiente. “Importante termos leis que propiciem a coleta seletiva em nossa cidade”. Finalizou acreditando que a sessão pode ter sido “o pontapé inicial para viabilizar projetos que venham a englobar a sociedade”.