12/02/2016 16:09:42
Jornada Pedagógica foi o tema tratado pelo vereador Júlio Honorato (PT) durante seu pronunciamento na sessão realizada na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) na manhã dessa sexta-feira (12). Ele lamentou a ausência de uma temática que considera bastante relevante, “que é a educação do campo”. Relatou ainda, que em novembro fez um pronunciamento para chamar atenção sobre o fechamento de escolas no campo. “ Os dados são alarmantes, nos últimos 11 anos são fechadas nove escolas por dia no campo, segundo dados da tese de doutorado da professora Arlete Ramos”, explicou. Ele disse ainda, que se entristece ao perceber que “nosso município não esta preocupado com essa situação, tendo em vista que em uma jornada pedagógica não debate sobre a situação”.
Júlio relatou que Vitória da Conquista se apresenta como uma das maiores áreas de extensão rural: “Temos uma rede eminentemente rural. Os últimos dados apontam aproximadamente, que das 180 escolas existentes em nosso município, 134 são localizadas no meio rural, cerca de 51% dos nossos educandos. É lamentável que a Secretaria de Educação (SMED) não debruça sobre essa realidade”, falou.
Concluiu dizendo que a educação do campo deve formar os seus sujeitos para várias dimensões da pessoa humana. “Nesse sentido, gostaria de conclamar os movimentos sociais do campo e outros seguimentos para acampar um debate permanente com o nosso município para que de fato possamos implementar uma educação pública, gratuita e de qualidade do campo e no campo”, concluiu.