11/12/2015 13:00:00
Na sessão ordinária desta sexta-feira (11) da Câmara Municipal de Vitória da Conquista, o vereador Nelson de Vivi (PCdoB), destacou o processo de discussão do orçamento municipal para 2016. Ele lembrou que a legislação permite a cada vereador propor até cinco emendas ao orçamento. “Emendas essas que são cobranças da comunidade aos vereadores. O vereador em consonância com o pedido da comunidade coloca essas emendas”, disse.
O edil criticou a postura do Executivo que não vem, segundo ele, executando as emendas indicadas e aprovadas pelos vereadores. “O governo municipal chamou essa Casa para fazer um acordo para que os vereadores não colocassem essas emendas, cinco que estão previstas no regimento interno, e que ele cumpriria uma emenda de R$ 100 mil com cada vereador”, explicou e acrescentou: “O governo municipal não honrou esse compromisso com essa Casa, com a maioria dos vereadores”.
Segundo o parlamentar, das três emendas que ele propôs, nos anos anteriores, apenas uma foi executada pela prefeitura – uma ação na rua Bolívia, no bairro Jurema. “Nós agradecemos pelo cumprimento dessa emenda. Mas, o acordo mesmo é que eu teria direito a três e quando se honra um compromisso em três, não honrou nada”, denunciou.
Nelson de Vivi afirmou que, diante dessa situação, seu mandato vai propor cinco emendas para 2016: implantação de uma pista de corrida na Urbis V; para a Jurema propõe melhoramento da Praça José Garanto e troca e adequação do piso da quadra poliesportiva; revitalização da praça do Iguá; construção de uma quadra poliesportiva na Limeira; limpeza e abertura de aguadas na região de Bate Pé, semiárido do município. “Nós não abrimos mão da aprovação dessas emendas. E vamos cobrar, juntamente com a comunidade, duramente ao governo municipal para que ele honre. Porque essas demandas não são do vereador, são demandas da comunidade”, detalhou.
Quintas de Maio – Em sua fala, Nelson de Vivi parabenizou o cantor e compositor Vadinho Barreto, um dos idealizadores do projeto Quintas de Maio, que receberá uma homenagem dos Correios. Serão três selos homenageando o artista, o seu CD duplo e também o projeto Quintas de Maio. A solenidade está marcada para o dia 23 de dezembro.