Imagem TRIBUNA LIVRE: Moradores de Veredinha fazem reivindicações em Sessão Itinerante

TRIBUNA LIVRE: Moradores de Veredinha fazem reivindicações em Sessão Itinerante

Arquivo

26/11/2015 08:00:00


A Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) realizou, nessa última quarta-feira (25), mais uma Sessão Itinerante. Dessa vez, a localidade escolhida foi o Distrito de Veredinha, distante 48km da sede. Vários moradores comparecem a sessão, que aconteceu na Escola Municipal Tobias Barreto, e puderam fazer suas reivindicações.

José Carlos Borges, mais conhecido como Zeu, fez um apelo aos vereadores e ao prefeito, pedindo que as autoridades olhem com mais carinho para a localidade. Segundo ele, Veredinha está decadente e sofre com a falta de uma rede de abastecimento de água e de sinal de celular, por exemplo. “A água que vem aqui é de [carro]-pipa”, reclamou. O morador relatou que falta água até mesmo na escola que atende a comunidade.   

O morador Fabrício de Jesus ressaltou que é importante o cumprimento do papel legislativo dos vereadores de fiscalizar os atos do Poder Executivo Municipal. Fabrício contou que a quadra que foi construída na localidade precisou receber reparos antes mesmo de ser inaugurada. De acordo com ele, agora, menos de um ano após a sua inauguração, já voltou a apresentar problemas em sua estrutura: buracos no piso, rachaduras e parte do piso está cedendo. Para solucionar os problemas e evitar que eles voltem a atrapalhar o uso do equipamento, Fabrício sugeriu a cobertura da quadra. Ele disse ainda que confia nos parlamentares e acredita que eles irão cobrar as intervenções ao Executivo.

Já Suely Maria de Jesus listou uma série de problemas. “Nosso distrito é esquecido pelos governantes”, denunciou. Segundo ela, a falta de rede de água é uma das principais queixas. A moradora ainda cobrou o estabelecimento de sinal de celular e asfaltamento das ruas do distrito. “Chega de operação tapa asfalto”, disse. Suely afirmou que a população sofre com a lama em dias chuvosos e poeira quando o tempo está firme. Ela ressaltou que a população está farta de promessas e espera que reivindicações sejam logo atendidas.

Maria Celeste Silva reivindicou o asfaltamento da rua onde mora. Segundo ela, a falta de pavimentação da rua faz com que, após as chuvas, os carros não entrem na rua devido à lama que se forma. Entre os carros que precisam entrar na rua estrá o carro pipa, que faz o abastecimento de água potável da população de Veredinha. Além disso, ela chamou a atenção para o fato de algumas ruas ficarem impermeabilizadas pelo asfalto, fazendo com que as ruas da parte mais baixa da região recebam ainda mais água, o que acabará prejudicando as estruturas das casas daquelas ruas.

Liomax Brandão, o popular Pêu, ressaltou que é preciso entender o papel da Câmara. Ele explicou que cabe ao Legislativo fazer indicações de obras, mas a execução é da Prefeitura Municipal. Pêu criticou o prefeito de Vitória da Conquista: “Quem precisa fazer o trabalho é o prefeito Guilherme Menezes”. Para o morador, o gestor age privilegiando apenas amigos e partidários. E sua fala, ele elogiou o presidente da Câmara, Gilzete Moreira (PSB), que, segundo Pêu, vem fazendo um bom trabalho.

Telma Reis disse ser muito participativa na vida política do município, compondo o Conselho Local de Saúde e também do Orçamento Participativo. Ela explicou que que três ruas de Veredinha serão asfaltadas: 21 de abril, Vítor Brito e João Ludovico, em cumprimento a uma emenda parlamentar do deputado federal Waldenor Pereira (PT-Ba). Ela disse também, que conversou com o coordenador do Orçamento Participativo, João Alberto, e ele garantiu a ela que a emenda do deputado Waldenor, de asfaltamento, será cumprida e que o asfaltamento das outras ruas, acertado no Orçamento Participativo também será feito.

Telma ainda reivindicou o acesso de Veredinha à rede de telefonia celular. Ela lamentou que as manifestações feitas pela comunidade não tenham surtido efeito. "Fizemos uma manifestação e não serviu de nada", disse a moradora de Veredinha. Outra reivindicação apresentada por Telma foi o policiamento na região, para melhorar a segurança no local.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Novembro 2024
0

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30