20/11/2015 22:40:00
Na sessão sobre o Dia da Consciência Negra, ocorrida nesta sexta-feira (20) na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), o vereador Hermínio Oliveira (SD) falou da importância da data. “O dia 20 de novembro trata da data do assassinato de Zumbi, o mais importante líder do quilombo dos Palmares, a maior e mais importante comunidade de escravos fugidos das Américas”, detalhou.
Para o edil, a data é importante, pois serve como um momento de conscientização e reflexão sobre a contribuição determinante da cultura e do povo africano na formação da sociedade brasileira. “Os negros trazidos da África colaboraram muito, durante nossa história, nos aspectos políticos, sociais e religiosos de nosso país. É um dia que devemos comemorar nas escolas, nos espaços culturais e em outros locais, valorizando a cultura afro-brasileira”, disse.
Oliveira ressaltou a luta pela liberdade: “A abolição da escravatura, de forma oficial, só veio em 1888. Porém, os negros sempre resistiram e lutaram contra a opressão e as injustiças advindas da escravidão. Ele ainda falou sobre a situação da população negra em Conquista. É como a situação em todo o Brasil - ainda sofre muita discriminação racial e também preconceito social. A população ainda está em sua maioria na periferia da cidade e na zona rural, nos quilombos”, disse.
Em sua fala, Hermínio Oliveira definiu o Dia da Consciência Negra como o dia de todos os brasileiros que lutam por uma sociedade democrática e igualitária, pautada pelo respeito à diversidade.