20/11/2015 22:05:00
O vereador Edjaime Rosa Bibia (PSDB) iniciou seu pronunciamento na sessão regimental da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC) sobre o Dia da Consciência Negra, realizada nessa sexta-feira (20), dizendo sobre o racismo que “temos presenciado dentro dos ônibus, das escolas, nas festas e nos eventos. Ainda tem muitas pessoas ficam reparando a aproximação na comunidade”.
Edjaime Rosa destacou que sem os negros não haveria cultura no Brasil. “Há o carnaval em São Paulo, no Rio de Janeiro e na Bahia”, elogiando nos desfiles as alas das baianas. Também ressaltou que os negros construíram as ferrovias, as fazendas de cacau e a maior cidade do país, São Paulo.
O vereador afirmou que “os negros são muito mais fortes que nós, porque sofreram mais”. Ressaltou que a cultura ainda é decadente na Bahia inteira, pois “vemos falar de cultura só em Salvador”. Para o parlamentar há cidades como Anagé, Caraíbas, Maracatu, Planalto, Poções, existem as comunidades quilombolas
Finalizou seu pronunciamento dizendo que “há comunidades quilombolas tão carentes, como no Boqueirão, Lagoa Maria de Clemência, sem ser reconhecidos pelo poder público estadual, municipal e até federal, melhorou de uns anos para cá, mais ainda precisa muito ser feito”. Finalizou agradecendo a presença de todos.