18/11/2015 11:50:00
Na sessão desta quarta-feira (18) da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), o vereador Ademir Abreu (PT) parabenizou o governo municipal pelo Programa Vivendo a Terceira Idade que completou 18 anos. Ele também lamentou que a sociedade não valoriza as pessoas após determinada idade. O parlamentar lembrou que esse segmento da população enfrenta problemas no sistema de saúde. “Na época em que a pessoa mais precisa da saúde é a que ela mais tem dificuldade”, disse.
O vereador, que é médico, explicou que à medida que o corpo humano envelhece fica mais suscetível às doenças. “Eu deixo aqui um protesto contra os planos de saúde, contra o programa de governo para plano de saúde. Eu acho que deveria ser diluído esse valor com toda a sociedade, não apenas para desonerar o idoso, mas para que ele encontre saúde na terceira idade”, disse.
Ademir Abreu solicitou à Prefeitura Municipal ampliação dos serviços de atendimento e prevenção do câncer. “A gente sabe que hoje tem muita dificuldade para atender pacientes com câncer como o de próstata que praticamente não se está fazendo [tratamento] em nossa cidade, como o câncer do aparelho digestivo, que acomete muitas pessoas idosas, câncer do intestino, de pele”, falou.
Ele pediu que a sociedade reconheça no idoso um indivíduo produtivo que pode contribuir muito com sua experiência e maturidade. O vereador exemplificou relatando um caso pessoal: sua mãe tem mais de 90 anos e é personagem central na família.