04/11/2015 12:15:00
Na sessão ordinária desta quarta-feira (4) da Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), a vereadora Lúcia Rocha (DEM) apresentou o requerimento nº 85/2015 que propõe a realização de uma Sessão Especial para discutir a regularização fundiária e a entrega das escrituras de imóveis de diversos bairros da cidade. A edil sugeriu que o evento aconteça ainda este ano, no dia quatro de dezembro.
A parlamentar relatou situação vivenciada pelos moradores da Vila Serrana que há anos vem reivindicando a titularidade de suas residências. “No ano 2000, eu recebi em meu gabinete a visita de mais de 10 famílias, que residem nas Vilas Serranas I, II, III e IV, desesperadas e chorando muito”, detalhou. Segundo Rocha, elas haviam recebido uma ordem de despejo que deixaria mais de 400 famílias sem teto. Na época, a situação foi resolvida com articulação da própria vereadora junto ao então Senador Antônio Carlos Magalhães, já falecido, e o atual deputado federal Paulo Magalhães (PSD). “Falei o que estava se passando aqui em Vitória da Conquista. falei do sofrimento das famílias”, lembrou. As casas seriam leiloadas, situação que não chegou a acontecer. A vereadora ressaltou o papel de Paulo Magalhães, considerado por ela fundamental para resolver o problema.
Mesmo assim, essas famílias e outras do município ainda não conseguiram regularizar as escrituras de suas residências. Lúcia Rocha pediu que fossem incluídas no requerimento as Vilas Serranas I, II, III e IV, além dos conjuntos Nossa Senhora de Lurdes e o bairro Santa Cruz. “Que as famílias voltem a viver em paz com suas casas seguras em mãos”, desejou.