Imagem Tribuna Livre: Sindicato dos Bancários denuncia práticas abusivas

Tribuna Livre: Sindicato dos Bancários denuncia práticas abusivas

Arquivo

29/04/2015 12:00:00


Durante a manhã desta quarta-feira, 29, o Sindicato dos Bancários de Conquista e Região usou a Tribuna Livre da Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista (CMVC) para denunciar práticas abusivas que os bancos veem comentendo contra clientes e funcionários, tais como: seleção de clientes para atendimento, demora nas filas, excedendo o tempo regido por lei, atendimento de má qualidade oferecido aos aposentados, cobrança excessiva de produtividade dos funcionários, dentre outros.

O presidente do Sindicato, Antônio Paulo Barrocas, afirmou que os clientes de alto poder aquisitivo são atendidos. Entretanto, conforme denunciou, pagamentos de contas que não interessam não são aceitos para atendimento nas agências. “Bradesco coloca um funcionário com jaleco na porta da agência. Se o cliente não apresentar os documentos do que vai fazer ele não entra”, disse. Para ele “os bancos são as instituições mais poderosas do país, mas têm prezado menos pela população e pelos trabalhadores. Não dão atendimento decente, respeitoso e discrimina de acordo com seus interesses”. Salientou que a lei aprovada na CMVC que regula o tempo de espera para atendimento em no máximo 15 minutos não tem sido respeitada pelos bancos. Barrocas pediu a ajuda da CMVC, pois acredita que, com a parceria também do Procon e do Ministério Público, uma providência pode ser tomada. 

O vereador Gilzete Moreira (PSB), presidente da Mesa, solicitou à Comissão de Proteção e Defesa do Consumidor um acompanhamento dessas denúncias. Já o parlamentar Sidney Oliveira (PRB), presidente da Comissão, parabenizou o presidente do Sindicato dos Bancários e contou que a Comissão está articulando uma ação conjunta com o Procon que vai realizar um trabalho de conscientização dos cidadãos e de fiscalização das agênias bancárias da cidade. Oliveira explicou que a Comissão não tem função punitiva, mas fiscalizatória, podendo fazer denúncias diretamente às autoridades responsáveis. O parlamentar garantiu que a comissão está atuando com o objetivo de acabar com as longas e demoradas filas enfrentadas pelos usuários das agências.

Falando pela Bancada de Situação, o vereador Arlindo Reboouças (PROS) apoiou o Sindicato dos Bancáriosos e disse que a Cârama deve fiscalizar o trabalho dos bancos.  “Os bancos fazem tudo para estorquir os consumidores”. Ele informou que está acionando a Justiça contra o Banco do Brasil pelo mal atendimento. “Onde tinha quatro funcionários agora só tem um”.  Outro ponto abordado pelo parlamentar foi a questão dos aposentados: “Os bancos forçam o aposentado a usar o caixa eletrônico e lá só é possível sacar R$ 1 mil. Você não pode obrigar o aposentado a abrir conta para pagar taxas e mais taxas”, denunciou.



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Julho 2025
0

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31