Imagem Câmara homenageia CREAME pelos 30 anos de existência

Câmara homenageia CREAME pelos 30 anos de existência

Arquivo

24/04/2015 13:30:00


Foi realizada na manhã dessa sexta-feira (24), na Câmara Municipal de Vitória da Conquista (CMVC), uma sessão especial em homenagem aos 30 anos de existência do CREAME - Comunidade Terapêutica, que teve como autores os vereadores Gilzete Menezes (PSB) e Adinilson Pereira (PSB).

O presidente da CMVC e ex-presidente do CREAME, Gilzete Moreira, se emocionaram ao lembrar a trajetória do grupo para ajudar usuários de drogas a se recuperarem. “Não tem dinheiro que pague ver uma pessoa recuperada. Eu trabalho lá desde a sua fundação, que começou em Itapetinga, no sítio da Primeira Igreja Batista” - relatou. Ele relembrou as dificuldades que passaram para conseguirem doações e alimentos para os internos, destacando que os feirantes da cidade era quem os ajudavam. “Sempre existiu um amor imenso no coração das pessoas que passaram pelo CREAME durante esses 30 anos”. Ao citar exemplos de internos que superaram a dependência e reconstruíram suas vidas ao lado de suas famílias, ele afirmou ser “um orgulho ver que hoje essas pessoas ajudam outras pessoas”. Pelos 30 anos de atuação no grupo, Gilzete disse que “valeu e tem valido a pena ajudar essas pessoas”. Finalizou seu pronunciamento dizendo que “nossa obrigação de estender a mão aos que precisam de ajuda” e convidou os demais vereadores para que “participem, visitem, vá lá. Todo segundo domingo do mês as famílias estão no CREAME e é um momento de alegria ver famílias chorando, se emocionando e felizes”.

O Vereador Adinilson Pereira em seu pronunciamento disse ser uma honra estar na Tribuna para falar sobre a entidade. O parlamentar relatou que ao visitar o Creame ficou muito feliz “em ver a obra social que está sendo feita para aquele que precisa de ajuda na vida espiritual”. Parabenizou a entidade e toda a diretoria por esses 30 anos “que vem trabalhando com residentes que ali encontram conselhos, carinho e um lugar onde suas vidas encontram paz”. O edil destacou que “ali também se fala da palavra de Deus, que Jesus é o caminho, a vida, é quem liberta e transforma o homem. Para mim é um prazer fazer parte dessa diretoria. Estarei sempre junto para ajudar naquilo que for possível, para vermos todos os residentes libertos, homens e mulheres que venham a ter o amor de Deus em seus corações”. Finalizou seu pronunciamento desejando que a comunidade conheça o trabalho do Creame.

Salvando vidas que ainda tem muito potencial - O Pastor José Barbosa destacou o trabalho da instituição que além de recuperar usuários de drogas os recebe sem preconceito. Ele disse estar feliz com os resultados obtidos em 30 anos de história de Creame. “Muitos [usuários] têm se reencontrado com a família, com a sociedade, e o melhor, muitos têm se reencontrado com Deus”, detalhou. O próprio Barbosa relatou já ter passado por uma iniciativa semelhante: “Eu sou fruto de um centro de recuperação do Rio de Janeiro. Vivi à margem da lei até os 28 anos. Hoje tenho 63 anos e estou em plena atividade”. Nessa época, ele chegou a ser preso por três vezes, mas conseguiu superar, segundo ele, porque se encontrou espiritualmente com Jesus Cristo.  O pastor destacou a atuação do presidente da Câmara Gilzete Moreira (PSB) que já presidiu o Creame e conclamou os vereadores a olhar com mais atenção para as instituições que “estão fazendo trabalhos sociais que o Estado deveria fazer”. Um trabalho que, segundo o pastor, salva vidas que tem muito potencial ainda.

Responsabilidade de toda sociedade - O Pastor Jaimilson Almeida Cruz em seu pronunciamento destacou que Jesus resumiu a lei em amar a Deus e amar ao próximo. “O Creame leva a pessoa a ter um conhecimento de Deus”. Salientou que “cremos, como cristãos, que Deus pode mudar a vida de qualquer pessoa”, citando, como exemplo, o testemunho do Pastor José Barbosa. Finalizou destacando que “Deus vai usar o Creame cada vez. Que a cidade abrace essa causa. É uma responsabilidade de toda a sociedade”.

Pesquisa da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas - A psicóloga do Creame, Roseli Cajaíba de Sousa, iniciou sua fala apresentando uma pesquisa da Secretaria Nacional de Políticas sobre Drogas (SENAD). No Brasil, há 370 mil usuários de crack, cuja maior concentração está no Nordeste, com 150 mil. Desse total, 35 % fazem uso regular e 14% são menores de idade. “Precisamos de políticas públicas efetivas que venham a trabalhar com a prevenção”, enfatizando que esse trabalho deve ser feito com a família, crianças, adolescentes, jovens e adultos. Destacou que está no Creame a quatro anos e explicou que na instituição a internação é por sete meses e que a toda uma equipe técnica de trabalho. “Recebemos homens de 18 a 65 anos, usuários de álcool e drogas. Vamos resgatar seu histórico de vida. Ele é um ser humano”. Finalizou que o trabalho desses 30 anos renderam frutos, porque é um trabalho sério. “O indivíduo quando faz o tratamento volta para o convívio da família e sociedade, totalmente limpo e liberto”.

Um remédio que funciona – Segundo o pastor Gideon Almeida, um dos fundadores do Creame, a ideia do centro surgiu, em 1985, diante da necessidade de ajudar pessoas dependentes químicas que viviam marginalizadas na sociedade. A iniciativa partiu dele e dos pastores Carlos Sobreira e Ezequiel Monteiro, este já falecido. Almeida explicou que eles foram movidos pelo desejo de “dar uma oportunidade a essas pessoas de se libertarem, de se livrarem dessa terrível dependência”, pois sabiam que essas pessoas têm muita dificuldade em combater a dependência sozinhas, sem ajuda. “Eu nunca vi alguém que não tivesse um tipo de ajuda sozinha, só pela força de vontade, conseguir se livrar das drogas”. Gideon também parabenizou o presidente da Câmara Gilzete Moreira (PSB): “Desde o início ele sempre esteve nos ajudando, nos apoiando”.

O programa DAY TOP - O coordenador do Creame, Ricardo Alves da Silva, atribui a Deus, as vitórias ao longo de três décadas de existência. Também agradeceu a todos que trabalharam ao longo dessa história, destacando que é uma instituição humanizada. Enfatizou que a instituição tem investido nos profissionais para que possam fazer diferença. “O programa DAY TOP é um dos mais utilizados em comunidade terapêutica. A responsabilidade não é apenas da instituição e da família, mas também dos próprios residentes”. Salientou que é um programa voltado para mudança de comportamento. “Das 07 às 22 horas tem atividade. Tempo ocupado, de aprendizado e reaprendizado”, destacando a equipe qualificada com psicólogo, monitores e capelão. “Sou fruto desse trabalho e agradeço muito a Deus, por essa oportunidade que ele me deu. Cheguei em 1998 para tratamento. Hoje tenho minha casa e minha família. Deus me direcionou a ficar nessa instituição ajudando”.

Capacidade de atendimento do Creame vai dobrar - Para o atual presidente do Creame, Josafá de Jesus Barreto, a instituição é uma referência de perseverança, pois, segundo ele, são poucas as iniciativas que conseguem manter suas atividades por tanto tempo. O Creame, em 30 anos, não só se sustentou como vem ampliando sua atuação. Barreto informou que no mês de junho, quando serão inauguradas novas instalações, a capacidade de atendimento da entidade vai dobrar, passando de 30 para 60 pessoas. Já o tempo de internamento é de sete meses, divido em três etapas. O presidente também chamou a atenção para o agravamento do problema da dependência química. “Nossas políticas não estão atendendo, necessariamente, o combate às drogas. A cada dia que passa, aumenta o número de usuários. Temos que repensar isso [as políticas]”, detalhou. Por outro lado, ele também lembrou que o preconceito e a vergonha impedem a busca por ajuda. O presidente ainda convidou a população a conhecer o Creame, especialmente nos segundos domingos de cada mês, quando são entregues certificados de conclusão de tratamento aos internos da instituição. Segundo Josafá, é um momento comovente.              

Prefeitura destaca parceria com Creame - A diretora de Assistência Social da Secretaria de Desenvolvimento Social, Kátia Silene Freitas, representou o prefeito Guilherme Menezes. Ela destacou a parceria existente entre o Creame e a Prefeitura Municipal, que entre outras ações, possibilita à Secretaria de Desenvolvimento Social encaminhar pessoas atendidas por ela e que são usuários químicos ao Creame. “É uma satisfação muito grande para nós ver uma instituição como o Creame completando seus 30 anos. Uma instituição séria, comprometida, e que a gente tem realmente participado diretamente dessa instituição”. A diretora reconheceu o trabalho do Creame: “Sei o quanto essa instituição luta para manter no centro essas pessoas”. Freitas ressaltou as políticas públicas do município para essa problemática como, por exemplo, a implantação de um Centro de Atenção Psicossocial Álcool e Drogas (CAPSAD).

E nome da bancada da situação, o vereador Coriolano Moraes (PT) enfatizou que as drogas interferem em todo cotidiano, quer seja físico, psicológico, familiar e social. “Na minha concepção é o grande mal do século a ser combatido”.  Destacou que o Creame, desde a sua criação, é uma referência. Salientou a importância das pessoas que fundaram a instituição em 1985, abrindo a esperança de resgatar vidas. “Quando uma porta se abre com esses objetivos, são sementes novas plantadas em nossa sociedade”. Professor Cori disse em agregar, reforçar e ampliar o debate. Apresentou sugestão do vereador Ademir Abreu (PT) de que os governos deveriam transferir recursos, para que as instituições possam ter garantias mínimas de manutenção. “Vidas resgatadas não tem preço, mas tem um valor significativo do ponto de vista da constituição social, imensurável, porque é menos um que vai estar na esquina com uma arma para tirar a vida de outros”. Finalizou parabenizando a família Creame. “O mais importante é salvar vidas e isso vocês estão fazendo”.

Leia Também:

Depoimentos de residentes emocionam durante sessão do CREAME



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Julho 2025
0

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31