Imagem Vereadores exaltam importância do Prêmio Elson Galdino

Vereadores exaltam importância do Prêmio Elson Galdino

Arquivo

07/11/2014 11:30:00


Durante sessão solene realizada nesta manhã (7), para entrega do Prêmio Elson Galdino, os vereadores da Câmara Municipal de Vitória da Conquista destacaram a importância do prêmio para as instituições do município. Em sua segunda edição, o Prêmio Elson Galdino foi entregue à Escola Municipal Eurípedes Peri Rosa.

O presidente do Legislativo, vereador Fernando Vasconcelos (PT), comentou a importância do prêmio para Vitória da Conquista, e afirmou que é importante reconhecer experiências que produzem efeitos concretos na vida das pessoas, com repercussão na vida de toda uma comunidade.

O vereador Professor Cori (PT) parabenizou o vereador Ademir Abreu pela autoria do Projeto de Lei, que tem a finalidade homenagear serviços e servidores públicos que se destacam em Vitória da Conquista. De acordo com ele, reconhecer o trabalho que é realizado de forma séria e decente é algo de fundamental importância. “O projeto de iniciativa do vereador, já em sua segunda edição, tem grande relevância para o município e para os servidores. A partir do que vimos aqui, percebemos o quanto essa escola é importante para a região de Bate Pé. A escola tem que ser um ambiente prazeroso para acolher alunos e profissionais, e só é possível fazer isso quando os professores estão comprometidos, quando os alunos estão envolvidos e quando a comunidade está presente. Parabéns a todos os servidores e alunos por estarem seguindo por esse caminho”.

Ainda em sua fala, Professor Cori lamentou o fato de os veículos de comunicação não terem divulgado a informação de que a Escola Municipal Eurípedes Peri Rosa alcançou uma das melhores avaliações da rede municipal no Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb). “Quando a gente faz comunicação com responsabilidade, a gente deve apontar o que deve ser feito, mas também devemos mostrar o que tem trazido resultados positivos. Temos que cobrar que os meios de comunicação voltem a Conquista para mostrar o que tem sido feito em Vitória da Conquista”, disse, finalizando seu pronunciamento divulgando a agenda do Governo Municipal de entrega de novos equipamentos para a população conquistense.  

O Líder da Oposição, vereador Arlindo Rebouças (PROS), lembrou seus mais de 44 anos no serviço público. “Nossa chegada até aqui só foi possível por meio da educação; já fui servente de pedreiro, hoje sou formado em Matemática pela Uesb, sempre fui aluno de escola pública, por isso brigo e defendo a escola pública de qualidade, porque só pela educação conseguimos alguma coisa, principalmente para quem mora na zona rural, numa região castigada pela seca, que às vezes não tem água sequer para as necessidades básicas”.

Para o vereador, é preciso que os governos invistam mais na zona rural, que ofereçam cursos profissionalizantes aos jovens, para que eles permaneçam em suas localidades e contribuam para o desenvolvimento das regiões onde moram. “A escola não pode fechar aos finais de semana, é preciso criar cursos para atender alunos e os próprios pais, pois as necessidades da zona rural são muitas, por que não oferecer um curso de informática, por exemplo?”, questionou, acrescentando que, em contrapartida, é a favor do fim das escolas mutisseriadas, em que, segundo ele, o professor finge que ensina e o aluno finge que aprende. “Não podemos concordar que um único professor atenda alunos da 1ª a 5ª série numa única sala; a nossa expectativa é que as escolas atinjam uma nota no Ideb acima da média 6, porque a competição no mercado é severa, desumana e desigual, para que os alunos consigam crescer, precisamos oferecer educação de qualidade, como vem acontecendo com a Escola Eurípedes Peri Rosa, tudo é possível quando existe comprometimento”.

A vereadora Irma Lemos (PTB) parabenizou a realização da sessão solene para entrega do Prêmio Elson Galdino e destacou a qualidade do ensino da zona rural de Vitória da Conquista. “É muito gratificante saber que hoje o ensino do campo não fica devendo nada ao ensino da zona urbana. Eu que sou da zona rural fico muito feliz em ver o que vem sendo realizado dentro da escola de Bate Pé. Sei que tem contribuição do vereador Professor Cori, que foi um grande secretário de Educação. Parabenizo ainda o professor Davino, e quero dizer que o que o diretor está fazendo não é para ele, e sim para o futuro, porque ninguém vai esquecer o que tem sido feito pela região. Vocês são um orgulho para todos nós, e essa homenagem está sendo realizada em um momento muito importante, que é o aniversário de 174 anos do município”.

O vereador Luciano Gomes (PR) elogiou o corpo docente do Círculo Escola de Bate-Pé, em nome do professor Davino do Nascimento, e parabenizou o vereador Ademir Abreu, autor do projeto que instituiu o Prêmio Elson Galdino. “Elson foi um exemplo de pessoa, de servidor público e de liderança em Vitória da Conquista, ainda bem que Dr. Ademir teve essa percepção de premiar as instituições que têm se destacado na prestação de serviço público em nossa comunidade por meio de um prêmio que leva o nome de alguém que se revelou enquanto exemplo de pessoa pública”.

Ainda, segundo o vereador, a região de Bate-Pé é uma das mais afetadas pela seca, ainda assim se destaca na qualidade de ensino. “Um conjunto de fatos contribuiu para que isso fosse possível, os investimentos feitos pelo prefeito municipal, por meio da Secretaria de Educação, a dedicação dos professores e dos alunos, da direção, dos pais, enfim, de todos aqueles que fazem educação em nosso município, que isso sirva de exemplo a outros distritos; Bate-Pé dá exemplo ao se destacar no Ideb com a média de 5.3, prevista para 2018, é um prêmio merecido”.  

O vereador Edjaime Rosa/Bibia (PSDB) contou que nasceu e foi criado na zona rural, e disse que por isso tem ainda mais orgulho em ver o desenvolvimento da educação na área do campo. Em seguida, parabenizou a todos os servidores e alunos da Escola Municipal Eurípedes Peri Rosa. “O presente não é só para Bate Pé, é para toda Vitória da Conquista. Desejo que a educação de qualidade seja disseminada por todo o município, pois, sem educação, não podemos viver bem em nosso país. Se não fossem os professores não teríamos ninguém para representar o nosso Brasil. Os pais têm de fazer seu papel em casa para que a escola possa complementar a formação dos alunos. Parabéns para a comunidade de Bate Pé”.

Por Flávia Rezende / Bia Oliveira - ASCOMCV



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Julho 2025
0

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31