06/11/2014 21:45:00
Na noite desta quinta-feira (6), a Câmara Municipal de Vitória da Conquista realizou audiência pública para comemorar o aniversário de 46 anos do Movimento Familiar Cristão. A audiência foi uma iniciativa do vereador Andreson Ribeiro (PCdoB), subscrita por todos os vereadores que compõem o Legislativo.
O vereador Andreson Ribeiro (PCdoB) manifestou alegria pela realização da audiência pública em comemoração aos 46 anos do MFC. O parlamentar explicou que o Movimento vai além de encontros de casais, com ações voltadas para a preservação de valores. “É de suma importância comemorar algo que cumpre um papel tão relevante para a área social, religiosa e familiar em uma sociedade que enfrenta diversos problemas. Estamos a mais de 50 dias para fechar o ano e já estamos com o número absurdo de 145 homicídios. O MFC é um movimento de grande importância, que trabalha pela preservação de valores. Sabemos que precisamos de um mundo mais fraterno, menos competitivo e com maior cooperação”, disse, lembrando que a cooperação da sociedade é um assunto pautado pelo teólogo Leonardo Boff.
Andreson Ribeiro encerrou sua fala colocando seu mandato à disposição do Movimento Familiar Cristão. Em seguida destacou o trabalho e o comprometimento de cada um dos integrantes do MFC, parabenizando a todos pelos 46 anos do Movimento em Vitória da Conquista.O presidente da Casa, vereador Fernando Vasconcelos (PT) destacou a importância do Movimento Familiar Cristão para o município. “O MFC tem grande relevância para sociedade e para todos os conquistenses pelo importante trabalho voltado para a preservação dos valores familiares. O Legislativo estará sempre de portas abertas para apoiar este Movimento que hoje completa 46 anos”.
O coordenador de Eventos do Movimento Familiar Cristão, Auristenisson Mota, explicou a motivação dos integrantes do MFC na realização das ações, destacando que todos os membros trabalham por amor e com o desejo de preservar a família. Segundo ele, a união é capaz tirar a família da miséria e do descaso social. “Fico muito honrado e me sinto maravilhado por fazer parte deste Movimento, repleto de pessoas que têm um trabalho árduo, mas que são motivados por desafios que temos para trabalhar a fé engajada, defender a vida e a família, garantindo os valores. Muito temos a fazer, mas eu gostaria de ressaltar que comemoramos a unidade, a partilha, o sucesso de viver em família. Sabemos que as famílias estão sendo afrontadas, vilipendiadas por agentes que não querem ver a família prosperar, mas acreditamos que a família vale a pena”.
A representante da Juventude do Movimento Familiar Cristão, Milena Cordeiro, explicou o surgimento das ações voltadas para a juventude dentro do Movimento. “O MFC vem sendo construído a partir da frase ‘Viver é angustiar-se’, porque foi a angústia de dois jovens que fez o MFC de Conquista reconhecer que teria de trabalhar para a juventude. Nessa mesma angústia os jovens viram a necessidade de se unir, o que nos fez mais fortes e visíveis”, disse, contando ainda algumas experiências da juventude do MFC que, de acordo com ela, impulsionam ainda mais os trabalhos realizados pelo Movimento.
O diretor Espiritual do Movimento Familiar Cristão, Padre Edilberto Amorim, elogiou a iniciativa da audiência pública e explicou o significado do MFC. Também destacou que o Movimento tem como objetivo principal construir um mundo cada vez melhor. “Há 46 anos surgia em Conquista, com o padre Virgílio, uma luz que despontou no horizonte: o MFC. Movimento significa algo que é dinâmico, que caminha, que anuncia, que leva; é cristão porque anuncia o Cristo da Ressurreição, o Cristo vivo. O MFC congrega as famílias em diversas ramificações, através da paz e do amor, através de projetos que nos fazem vivenciar de uma forma melhor a nossa fé, percebendo que temos muitos caminhos a percorrer. O Movimento testemunha e valoriza os cristãos que se unem contra as mazelas da sociedade, tem cunho político porque motiva que os seus membros a fazerem uma política saudável, é religioso porque leva consciência e vontade crítica para que se faça uma sociedade cada vez melhor”.
O secretário de Comunicação da Prefeitura de Vitória da Conquista, Ricardo Marques, parabenizou os 46 anos do Movimento Familiar Cristão e destacou a presença do MFC em todos os setores do município. Ainda em sua fala salientou que o Brasil vive um momento “delicado” na política, pois, segundo ele, pensamentos ‘retrógrados’ têm permeado setores da sociedade. “Quero destacar o compromisso que o MFC tem com os valores familiares, que estamos precisando resgatar por todo o país. A política do país está em um momento preocupante, porque as minorias querem lutar por algumas ideias retrógradas, a exemplo de pessoas que estão pedindo a volta da Ditadura Militar, o que se distancia dos valores passados pelo MFC. Vale salientar que discussões e projetos que incentivam a participação popular foram vetados pelo Senado. Aqui em Conquista são mais de 600 famílias que fazem parte do Movimento, e precisamos fazer debates para discutir, pois, aos poucos, determinados grupos querem se disseminar essas ideias. Temos que contribuir para que o Movimento continue atuando e colaborando para a construção do nosso município e até mesmo do nosso país. Que venham mais e mais anos de MFC porque sabemos da sua importância para uma cidade cada vez melhor”.
O coordenador do Movimento Familiar Cristão, Rubens Carvalho, disse que para ele é uma honra representar o MFC, e destacou o trabalho realizado pelo Movimento. “Temos traçado a longos passos o nosso trabalho. O MFC fará 60 anos no Brasil e em Conquista já são 16 anos. Trabalhamos com a diversidade de famílias, que têm anseios por um mundo melhor, e com o desejo de que tenham como espelho a família de Nazaré. Hoje é um dia de festa, essa comemoração representa para nós uma vida de trabalho. Que a gente nunca perca a nossa ação e a vontade de transformar. Conquista cresce no acolhimento e na humanização, e é impossível pensar em uma sociedade que se desenvolva sem que a família colabore para isso. Tenho que salientar o compromisso que devemos ter com o próximo, e o legado que o Movimento deixa para todas as famílias”, disse, lembrando que os valores que o Movimento busca transmitir têm como objetivo o combate aos problemas enfrentados pela sociedade.
O presidente do Movimento Familiar Cristão, Eduardo Moraes, agradeceu o Legislativo pela realização da audiência pública. Destacou ainda que tem orgulho de ser um empreendedor social, e por estar à frente de um Movimento classificado por ele como de extrema relevância. “MFC é crer, amar e servir. Atualmente o MFC existe em quase todos os países da América Latina. No Brasil, mais de 8 mil famílias estão em ativa militância, e se reúnem conforme os estatutos e regimentos. Nos encontros, o MFC procura analisar as relações familiares e o trabalho que vem sendo realizado, sempre fiel ao compromisso de ser cristão em todas as circunstâncias e situações. Parabéns MFC pelos 46 anos de serviços prestados à comunidade de Vitória da Conquista”, disse, finalizando seu discurso lembrando que o MFC realiza ações sociais voltadas para a melhoria do município, e que acredita no fortalecimento da fé como solução para os problemas enfrentados pela sociedade.
Por Flávia Rezende / ASCOMCV