05/11/2014 10:55:00
O vereador Professor Cori destacou, em seu pronunciamento na sessão desta quarta-feira (5), sobre a inclusão de Vitória da Conquista entre as 100 melhores cidades brasileiras para se viver, segundo Índice das Melhores e Maiores Cidades Brasileiras – BCI 100, elaborado pela Delta Economics & Finance e divulgado pelo site da revista América Economia.
Segundo o parlamentar, os dados foram coletadas entre agosto e setembro de 2014 e considerou aspectos como investimento em saúde, educação, desenvolvimento social, a governança municipal, além do volume de investimentos da iniciativa privada. Na visão do petista, o resultado é fruto da política articulada entre os três governos – municipal, estadual e federal – com investimento maciço no combate à pobreza.
Ao falar de aspectos do desenvolvimento econômico aliados aos do desenvolvimento social – ou seja, a melhoria de vida de seus habitantes, Cori mostrou que, entre 2000 e 2010, houve uma diminuição significativa das famílias em situação de “extrema pobreza” – aquelas que vivem com renda domiciliar per capita inferior a R$ 70. Em 2000, essas famílias correspondiam a quase 16% da população conquistense. Dez anos depois, esse índice havia caído para 6,7%.
Professor Cori afirmou que ainda é preciso intensificar ações em áreas como segurança pública e educação, especialmente com a melhoria do IDEB. Professor Cori fez questão de afirmar, contudo, não restar dúvidas de que o sucesso demonstrado nas pesquisas decorre da participação dos conselhos municipais e do Orçamento Participativo, “orientando o governo sobre a melhor forma de investir”.
Por Fábio Sena / ASCOMCV