Imagem Segurança pública na zona rural é tema de reunião com moradores e PM

Segurança pública na zona rural é tema de reunião com moradores e PM

Arquivo

29/09/2014 16:40:00


Na manhã desta segunda-feira (29), foi realizada na Câmara Municipal de Vitória da Conquista, reunião para debater a segurança pública no lado oeste da zona rural do município. A iniciativa de promover discussões com a população da região para tratar dos problemas enfrentados pela comunidade surgiu há aproximadamente seis meses, por meio da 78ª CIPM de Vitória da Conquista, e conta com o apoio do Legislativo.

Representando a Câmara Municipal, os vereadores Arlindo Rebouças (PROS) e Florisvaldo Bittencourt (PT) participaram do encontro e ouviram as demandas da população do campo. Para Arlindo Rebouças, as reuniões têm resolvido diversos problemas enfrentados pela comunidade da zona rural e atuam como instrumento de intermediação entre Polícia Militar, Legislativo, Executivo e população. “É um ganho para a sociedade porque a partir dessas reuniões já conseguimos alguns avanços e aprimorar as ações de segurança da região”.

Para o vereador Florisvaldo Bittencourt, a participação do Legislativo no processo de discussões sobre segurança pública é importante, pois, segundo ele, a Câmara tem a oportunidade de intermediar o diálogo entre a população e o Executivo no que diz respeito a temas relacionados à segurança pública. “Todo mês debatemos sobre o que pode ser feito, e já tivemos resultados, a exemplo da caixa de sugestões que foi sugerida hoje e será implementada na zona rural para reunir as críticas e sugestões da comunidade”.

Segundo o capitão PM Orlins, a iniciativa tem o objetivo de reunir a comunidade da área rural abrangida pela 78ª CIPM, além de buscar alternativas para adequar o policiamento de acordo com as necessidades da comunidade do campo. “As reuniões com a população têm sido um instrumento de grande importância para que possamos extrair informações e principais demandas dessas localidades. Por exemplo, temos uma viatura destinada para a zona rural, e excepcionalmente duas. Nos encontros com os moradores temos a oportunidade de analisar e avaliar a melhor forma de utilizá-las”.

O capitão Orlins explicou ainda a importância do diálogo entre a comunidade e a polícia no enfrentamento das demandas relacionadas à segurança pública. De acordo com ele, a partir dos encontros com moradores é possível colher informações sobre a situação enfrentada nas localidades, e transmitir ainda as ações realizadas pela Polícia Militar na zona rural. “Há aproximadamente seis meses temos realizado reuniões mensais e o resultado tem sido muito positivo. Além disso, o apoio do Legislativo é de fundamental importância pelo fato dos vereadores terem força política e por serem formadores de opinião. É direito e dever dos vereadores participar desse processo para intermediar algumas questões junto ao Legislativo e ao Executivo”.

Para o morador do povoado de Bate Pé, Jamilton Abade, os encontros mensais entre comunidade e Polícia Militar têm tido grande relevância para a zona rural, e já apresentam consequências positivas. “Tem sido muito importante, não só para a nossa localidade, mas para toda a zona rural. Ainda há muito para ser feito, mas já avançamos muito, principalmente a nossa confiança na polícia, que aumentou bastante”.

 

 

 

 

 

 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Julho 2025
0

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31