01/08/2014 10:10:00
Na sessão desta sexta-feira, 1º, o vereador Ademir Abreu (PT) parabenizou a fala do líder comunitário do Povoado de Pé de Galinha, Valdemar Oliveira Machado, conhecido como Mazinho, e disse que pessoas como ele, preocupadas com o próximo, é que mudam a realidade do país.
O parlamentar comentou ainda que a quantidade de médicos na zona rural sempre foi pequena, e que o trabalho da Administração Municipal tem sido realizado desde o início da gestão do atual projeto político para modificar a realidade das comunidades rurais. “Antes a zona rural era preterida no atendimento médico e na educação. Mas hoje já temos postos e escolas, e atualmente o que as pessoas reivindicam é somente melhorias, pois os espaços já existem”.
Ainda em sua fala Ademir Abreu tratou sobre a questão da Reforma Política, destacando sua importância, e falou sobre dois encontros que aconteceram nos últimos dias para tratar do assunto. O primeiro foi uma reunião do Levante Popular para discutir o Plebiscito Popular, e o segundo, no qual um representante da CNBB participou de uma reunião com pastorais de Vitória da Conquista, aconteceu para discutir também sobre o Projeto de Lei de iniciativa popular. “Mais de 40 instituições estavam inseridas nesta proposta, e hoje já são mais de 100. Peço que a Câmara de Vereadoras insira o nome na lista de apoiadores ao Projeto de Lei de iniciativa popular, para que possamos dar foça ao projeto”.
Segundo o parlamentar, o Projeto de Lei de iniciativa popular pretende proibir o financiamento de campanhas eleitorais por empresas, com implantação do financiamento público e de pessoas físicas, ambos limitados; adotar o sistema eleitoral proporcional em dois turnos, no qual o eleitor inicialmente vota num programa partidário e posteriormente escolhe um dos nomes da lista ordenada no partido; promover a alternância de homens e mulheres nas listas de candidatos dos partidos, para aumentar o número de representações femininas nas casas legislativas, e fortalecer os mecanismos de participação popular como Plebiscito, Referendo e Projeto de Lei de Iniciativa Popular. Já o Plebiscito Popular é uma iniciativa da Plenária Nacional dos Movimentos Sociais Brasileiros, apoiado por diversas Pastorais Sociais e busca recolher votos para fazer com que haja a convocação de uma Assembleia Constituinte exclusiva para Reforma Política.
Por Flávia Rezende / ASCOMCV