16/06/2014 10:47:00
Na sessão ordinária desta segunda-feira (16), o vereador Coriolano Morais Neto – Professor Cori (PT) – falou de duas reuniões que participou em Salvador, nos dias 9 e 10, nas Secretarias Estaduais de Educação e Saúde, onde tratou de ações importantes para o município de Vitória da Conquista.
Na Secretaria de Educação, o professor Cori conversou com o diretor de ensino, Wilton Cunha, oportunidade em que solicitou a construção de três escolas de ensino médio em Vitória da Conquista, sendo uma delas no Bairro Morada dos Pássaros, outra no Loteamento Nova Cidade, e uma no Distrito de Inhobim, onde funciona uma Extensão do Colégio José de Sá Nunes, mas a demanda já apresenta a necessidade de um colégio maior, pois somente a escola de ensino fundamental possui mais de 1.300 alunos.
SAÚDE - Na reunião com o secretário de Saúde, Washington Couto, o Professor Cori apresentou três importantes demandas: a realização da cirurgia de próstata (postectomia), em Conquista, pois hoje os pacientes do Sistema Único de Saúde (SUS) são encaminhados para Salvador.
Outra reivindicação é com relação à cirurgia de câncer de mama – a mastectomia – procedimento preventivo que consiste na retirada da região interna da mama - ou seja, da glândula mamária juntamente com os ductos mamários - que são os locais onde pode acontecer a formação de um tumor. Com a retirada do interior da mama, os riscos de câncer reduzem em até 90%. “É uma cirurgia de extrema importância que deve ser realizada na cidade, onde a paciente terá o apoio da família”, explicou.
A cirurgia de vasectomia pelo SUS também foi requerida pelo vereador Coriolano Morais, dada à grande procura desse procedimento por parte da população carente.
“São demandas que considero das mais importantes, por isso precisamos promover um debate nesse sentido, porque é para isso também que deve se pautar o mandato de um vereador”, concluiu.
Por Bia Oliveira / ASCOMCV