04/06/2014 11:20:00
Na manhã desta quarta-feira (4), a Câmara Municipal realizou sessão especial para celebrar o Dia Mundial do Enfermeiro, que passou a ser comemorado no Brasil em 1938, no dia 12 de maio de cada ano. A homenagem é uma iniciativa do mandato do vereador Gilzete Moreira (PSB).
O vereador Gilzete Moreira (PSB) lembrou que nos últimos três anos o Legislativo tem prestado homenagens aos profissionais da Enfermagem por entender a importância do trabalho realizado pelos enfermeiros, tanto para os pacientes como para os familiares dos enfermos. “Nós reconhecemos o valor, o trabalho, a dedicação, o carinho e o amor com que esses profissionais trabalham, e quem visita hospitais sabe disso. Queremos homenagear vocês porque reconhecemos o trabalho extraordinário que fazem. Pessoas que cuidam de vida são especiais”.
O pastor da Igreja Batista Belém, Antônio Sérgio, falou que é uma honra participar da sessão em comemoração ao Dia Mundial do Enfermeiro. “Na condição de pastor quero falar da minha gratidão, olhando para a comunidade como um todo, que é objeto do cuidado desses profissionais, que infelizmente nem sempre são reconhecidos como deveriam. Queremos agradecer pelo cuidado, pois vocês realizam um trabalho extremamente importante, por isso desejamos que sejam cada dia mais valorizados”.
O médico Josué Figueira, diretor do Hospital Samur, disse que o hospital é uma instituição difícil de ser administrada, devido aos inúmeros serviços que fazem parte do seu funcionamento diário, a exemplo de copa, farmácia e hotel. Mas, conforme o médico, desses setores o mais importante é o que cuida do atendimento pessoal, representado pelos profissionais de enfermagem, que representam 50% da administração da empresa. “A função de cuidar da vida é a mais importante do nosso país e o enfermeiro é fundamental nesse trabalho, pois o médico atende o paciente, conversa com ele por alguns minutos, mas é o enfermeiro quem cuida dele o dia inteiro, portanto, sua responsabilidade às vezes é até maior que a do médico”, afirmou.
A enfermeira Marielene Ferraz (diretora do Hospital de Base de Vitória da Conquista) parabenizou o Legislativo pela homenagem ao Dia Mundial do Enfermeiro. “Nós cumprimos nosso juramento na linha de frente, e temos enfermeiros que já contribuíram e continuam contribuindo com a saúde de Vitória da Conquista, e representam muito bem a nossa categoria. Obrigada à Câmara pela homenagem”.
Joás Meira, médico e vice-prefeito, salientou que abriu mão da prerrogativa governamental de representar a prefeitura municipal no evento para prestar uma homenagem à categoria. Lembrou que já dirigiu hospitais da região, a exemplo do de Barra do Choça e do HGVC, e pode atestar o grande valor que tem o profissional da enfermagem de um modo geral. “O hospital tem uma base fundamental no dia a dia, que é o profissional de enfermagem, ele é o reflexo de uma boa administração, é quem garante a qualidade da manutenção da assistência, pois é o primeiro a detectar os problemas, as condições de trabalho, se o serviço está funcionando bem ou não, por isso, merecem respeito e todas as homenagens possíveis”, afirmou.
A secretária Municipal de Saúde, Márcia Viviane Araújo, elogiou a iniciativa do Legislativo em homenagear o Dia Mundial do Enfermeiro, que segundo ela tem papel importante no âmbito da saúde pública. A secretária comentou ainda que os técnicos de enfermagem são contemplados com a homenagem, pois trabalham em parceria com enfermeiros, auxiliando no cuidado de vidas. “A partir do advento do Sistema Único de Saúde tive a oportunidade de atuar em diversas áreas da enfermagem, pois o SUS foi um divisor de águas a partir de novas políticas. A profissão da enfermagem saiu do trabalho exclusivo na área hospitalar e ganhou espaço como profissão independente e reconhecida tanto no cuidado como na assistência direta”, disse, parabenizando a todos os enfermeiros pelo trabalho, e comentando que embora a profissão tenha crescido, ainda existem lutas e debates a serem incluídos na pauta.
Por Bia Oliveira / Flavia Rezende / ASCOMCV