02/06/2014 21:20:00
Pela postura diferenciada que a Universidade Católica/UCSAL tem adotado para implantação da instituição em Vitória da Conquista, a Câmara de Vereadores debateu na noite desta segunda-feira (2), em audiência pública, sugestões e dúvidas acerca da criação da universidade e os cursos prioritários para o primeiro momento da instituição no município.
A audiência é uma iniciativa do Bloco Parlamentar composto pelos vereadores Andreson Ribeiro (PCdoB), Hermínio Oliveira (SDD), Nelson de Vivi (PCdoB), Álvaro Pithon (DEM), Joaquim Libarino (PCdoB) e Sidney Oliveira (PRB).O líder do Bloco Parlamentar, vereador Nelson de Vivi, destacou a importância da iniciativa de debater com todos os setores a melhor forma de implantação da UCSAL em Vitória da Conquista, ressaltando que é necessário desburocratizar os trâmites para a chegada da universidade no município, que é um instrumento para o desenvolvimento humano e o fomento do crescimento da cidade e região.
O secretário de Educação de Vitória da Conquista, Ricardo Marques, afirmou que é mais uma universidade que chega para contribuir com o desenvolvimento do pólo educacional em que Vitória da Conquista tem se transformado. Lembrou que em reunião anterior, foi colocada para o Governo a proposta de implantação da universidade, agregando ainda mais valor à área educacional da cidade. “É uma alegria ter a UCSAL em nossa cidade pela referência que é”, afirmou o secretário. Disse que vai colaborar para que a instituição se consolide o mais rápido possível. “Que o debate contribua para dar celeridade ao projeto de implantação da universidade em nossa cidade. Acredito que teremos mais um grande sucesso e mais uma oportunidade para que nossa população se capacite cada vez mais”, destacou.
Marcos Antônio Silva, representante da União da Juventude Socialista/UJS, levantou aspectos debatidos no meio estudantil, como o peso das universidades privadas no país, onde 80% dos estudantes do país estão na iniciativa privada. “Uma universidade se constrói com democracia e já vemos tal característica com a iniciativa deste debate antes mesmo da implantação”, afirmou. Defendeu que é importante discutir os aspectos do ensino da universidade privada, para seja mais libertária e valorize ainda mais o pensamento nacional, pois, segundo o estudante, o conhecimento “está saindo do país, pois o ensino privado tem sido financiado com o capital estrangeiro”.
O vereador Andreson Ribeiro destacou que a educação sempre é pauta prioritária em qualquer esfera do poder público. “O caminho da educação é um dos principais vetores para o crescimento de nossa cidade”, disse. Parabenizou pela iniciativa da UCSAL em debater quais são as prioridades, ouvindo a população e os setores de serviço e conhecimento para que a unidade possa trazer cursos que atendam os anseios de toda cidade e região.
Carolina Cardoso, presidente da Associação das Indústrias de Vitória da Conquista/Ainvic, disse que é de interesse das indústrias que mais iniciativas venham para contribuir com o crescimento da cidade e melhorar a capacitação da população. Destacou que a educação é de extrema importância e fez votos para que a implantação seja feita da melhor forma possível para todos os setores.Marcos Oliveira, presidente da Câmara de Dirigentes Lojistas/CDL, falou do incentivo à qualificação através de convênios com instituições para que os sócios, funcionário e dependentes sejam beneficiados. “O incentivo à cultura e a educação é o maior legado que podemos contribuir com os nossos colaboradores. Estamos de braços abertos para recebê-los e ajudar no que for preciso”, disse, parabenizando a iniciativa da instituição.
O deputado estadual Fabrício Falcão (PCdoB), disse ser um prazer realizar um debate tão importante resultado de uma reunião com o então recém eleito reitor da Ucsal, padre Maurício Ferreira, que apresentou o projeto de expansão da instituição e colocou Vitória da Conquista como cidade pólo pelo destaque e referência que é na área educacional. Destacou ainda cunho social da política desenvolvida pela instituição que busca formar cidadãos que contribuam com o desenvolvimento da sociedade. “O foco é o ser humano, pois a UCSAL não mira somente o mercado, mas tem seu objetivo no social”, disse o deputado sobre a postura adotada pela instituição, que “na Bahia prima pela qualidade e pela ação social”. Ressaltou a importância do setor produtivo de toda para o efetivo funcionamento da instituição e colocou seu mandato à disposição para contribuir com a implantação da instituição no município.
Celso Cotrin Filho, representante da UCSAL, disse que no período desta nova gestão entende que a ampliação e interiorização da instituição não poderia estar fora da rota de crescimento. “Nós iremos trilhar o caminho junto com a sociedade para continuar trazendo um ensino de excelência, debatendo com a comunidade discente e docente, a população e os poderes públicos”, disse. Informou também que aguarda somente questões burocráticas da esfera federal para dar publicidade a implantação dos cursos tecnológicos na cidade.
“A instituição inverteu a lógica de implantação dos cursos para atender a falta de qualificação direcionada para que o direcionamento dos cursos venha da sociedade para universidade”, afirmou, ressaltando que a instituição quer discutir o que vai ser necessário e proveitoso para a região, pois o objetivo é antes de formar profissionais, formar cidadãos, e dentro deste foco deve-se entender que, dentro do ponto de vista da filantropia, é preciso pensar na sobrevivência da universidade, mas 20% das vagas são apresentadas às bolsas. E finalizou afirmando que a UCSAL quer trazer um ensino de qualidade e referência, iniciando este processo em um debate com o povo.O vereador Joaquim Libarino (PCdoB) também participou da audiência que encerrou com um ato simbólico com a entrega de um azulejo personalizado da UCSAL ao deputado Fabrício Falcão como reconhecimento ao empenho do parlamentar e dos vereadores do Bloco Parlamentar de Vitória da Conquista para que a implantação da instituição na cidade tenha garantida a participação de toda comunidade.