27/05/2014 21:30:00
Na noite desta terça-feira (27), a Câmara de Vereadores realizou audiência pública para comemorar os 25 anos de fundação do Capítulo nº 99 da Ordem DeMolay em Vitória da Conquista. Durante o evento, homenagens a representantes da Ordem DeMolay, apresentação de vídeos sobre a Ordem e ainda uma palestra sobre Direitos Humanos e Cidadania. A homenagem foi uma iniciativa do mandato do vereador Arlindo Rebouças (PROS).
Fundada nos Estados Unidos, em 18 de Março de 1919, pelo maçom Frank Sherman Land, a Ordem DeMolay é uma instituição que tem como finalidade lapidar o caráter do jovem para que, ao atingir a maioridade, possa contribuir com o desenvolvimento da comunidade onde esteja inserido. O vereador Arlindo Rebouças (PROS) agradeceu o apoio de todos que colaboraram para a realização da audiência pública e falou que para ele é uma honra comemorar no Legislativo os 25 anos da Ordem DeMolay. “Parabéns a vocês jovens. Gostaria que os pais de jovens que estão por aí vissem o nosso trabalho porque muitas vezes não deixam que os filhos participem porque ouvem falar algumas coisas e têm preconceito”. O parlamentar ainda ressaltou que a Ordem DeMolay pode contar com os 21 vereadores da Câmara Municipal, destacando que para tudo o que seja bom para a juventude, o Legislativo estará à disposição.
O presidente do Conselho Consultivo do Capítulo Conquistense, José Pinheiro Soares, elogiou a atuação do vereador Arlindo Rebouças e agradeceu a homenagem aos 25 anos da Ordem DeMolay. “Gostaria também de homenagear o Clube da Fraternidade, que sempre esteve nos apoiando. Também quero agradecer a todos os irmãos fundadores que trabalharam em prol da fundação da Ordem. É gratificante saber que as 7 virtudes cardeais são seguidas pelos nossos jovens”, disse, comentando que para ele é uma honra fazer parte da Ordem DeMolay.
O mestre conselheiro do Capítulo Conquistense, Vitor Cangussu, falou sobre a comemoração dos 25 anos da Ordem DeMolay. “Completamos 25 anos e já chegamos à maioridade. Agora é hora de parar, olhar para trás e projetar o futuro, porque mais prudente é o jovem que olha tanto para o passado quanto para o futuro”.
O eminente grão mestre adjunto da GLEB, Arlindo Neto, falou que para ele a comemoração do Jubileu de Prata é um momento de grande importância. “É com muito orgulho que nós maçons podemos dizer que a grande maioria dos DeMolays é composta por homens de bem”, disse, desejando que cada um dos DeMolays continue sendo exemplo para a sociedade.
O mestre conselheiro estadual, Marcos Oliveira, agradeceu por fazer parte da Ordem DeMolay e falou sobre sua importância na formação de seu caráter. “Estamos falando de 25 anos de uma Ordem DeMolay no Brasil, e resta somente agradecer. Cada um de nós deve ser eternamente grato a aqueles que se esforçaram e deram suas vidas em nome da Ordem DeMolay. Agradeço por ser DeMolay, por ser o homem que sou e por ter a oportunidade de crescer a cada dia”.
O venerável mestre da Loja Maçônica Fraternidade Conquistense, Clarindo Brito, falou que para ele é uma satisfação participar da homenagem prestada pelo Legislativo ao Capítulo nº 99 da Ordem DeMolay. Sabemos da crise da nossa sociedade e a solução está na juventude. A Ordem Demolay acredita na juventude e é por isso que estamos há 25 anos investindo nos jovens.
O venerável mestre de honra da Loja Maçônica Fraternidade Conquistense, Vilton Souza, agradeceu ao vereador Arlindo Rebouças pela iniciativa da audiência pública e destacou que o Capítulo Conquistense não foi apresentado somente por ele, mas também pela Fraternidade Conquistense. “Quero parabenizar e agradecer nosso irmão Arlindo Rebouças e nossos DeMolays. Espero que todos continuem se portando tão bem como vêm se portando e honrando a Ordem DeMolay”.
Representando o grande mestre da Ordem Demolay para o Estado da Bahia, Eurico Barbosa, o oficial executivo da Terceira Oficialaria, Társis Valentin, agradeceu a oportunidade que o Legislativo tem dado ao Capítulo Conquistense da Ordem DeMolay. “Não é apenas o Capítulo Conquistense que está sendo homenageado aqui, mas a Ordem DeMolay Baiana. Agradeço e honro a memória de todos os homens da Fraternidade Conquistense que tomaram uma decisão sábia, nobre e honrada de abrir as portas da maçonaria para a juventude. Há 25 anos a luz de Vitória da Conquista brilhou mais forte. Minha gratidão eterna a vocês”.
O presidente da Sexta Inspetoria Litúrgica, José Silva Bulhões, falou que a participação da juventude na Ordem DeMolay foi “uma semente plantada, que segundo ele cresceu e frutificou”. “Estamos vendo uma juventude que vem se desenvolvendo e honrando a Ordem. Quem ganhou com a juventude foi a Ordem DeMolay. É muito gratificante comemorar os 25 anos de fundação da Ordem e tenho certeza que o trabalho vai continuar em prol da luta pela liberdade, igualdade e fraternidade.
O mestre conselheiro Regional, Esdras Oliveira, falou que para ele a comemoração do Jubileu de Prata da Ordem DeMolay é motivo de festa. “Quero parabenizar ao capítulo conquistense e aos “tios” que tiveram a brilhante ideia de trazer a Ordem DeMolay para Vitória da Conquista. Muito obrigada por nos ajudar a estar sempre presente nesta Casa”.
A honorável Rainha do Bethel Conquistense Silvia Oliveira agradeceu ao Legislativo pela homenagem aos 25 anos da Ordem DeMolay e falou sobre a importância da Ordem para a formação do caráter dos jovens.
O professor e advogado Abidinak Samarone, que ministrou uma palestra sobre Cidadania e Direitos Humanos, falou que para ele é uma honra participar da homenagem realizada pelo Legislativo à Ordem DeMolay. “Quando estou com vocês gosto de tirar o paletó para ficar igual a todos os irmãos. É uma honra estar há 22 anos nesta alegria de ser DeMolay”.
Ao final da cerimônia a Ordem DeMolay homenageou pessoas que tiveram destaque no trabalho em prol da Ordem DeMolay de Vitória da Conquista. Confira os homenageados:
Vilton Souza
Altemir Soares do Prado
Valverde Mont’Averne Marinho
Por Flávia Rezende / ASCOMCV