28/04/2014 21:15:00
Por iniciativa do Mandato do vereador Hermínio Oliveira (SDD), a Câmara Municipal de Vitória da Conquista promoveu audiência pública na noite desta segunda-feira (28), para comemorar o Dia Mundial do Escoteiro, comemorado em todo o mundo no dia 23 de abril. O movimento foi fundado pelo britânico Robert Stephenson Smyth Baden-Powell, em 1907, com o objetivo de tornar meninos, cidadãos exemplares. Os escoteiros têm diversos lemas, como "estar sempre alerta para ajudar o próximo e praticar diariamente uma boa ação". Eles prezam a natureza e as atividades ao ar livre como exercícios, excursões e acampamentos, e têm como finalidade serem sadios para desenvolver noções de dever com a Pátria e para com o próximo.
A audiência teve início com a execução do Hino Nacional, seguida de um vídeo institucional sobre o Movimento Escoteiro. Em seguida, o vereador Hermínio Oliveira, autor do evento, enfatizou a importância do escotismo para o desenvolvimento físico e intelectual de crianças e jovens, e falou sobre a história do movimento no mundo. As palavras do parlamentar foram endossadas pelo mestre de cerimônia Francisco Marques, presidente do Grupo de Escoteiros Duque de Caxias.
O próximo a usar a palavra foi o membro do Conselho de Administração Nacional e do Conselho Jurídico da Região Escoteira da Bahia, Aleksandro Lessa. Segundo ele, o escotismo é considerado a maior ONG do mundo, com mais de 30 milhões de integrantes, dos quais, mais de 90 mil no Brasil. Explicou que o Congresso Nacional tem uma bancada de deputados que apoia o movimento escoteiro, “o que consideramos de suma importância, pois o poder público reconhece o valor de uma organização que se dispõe a educar as nossas crianças, desenvolvendo seu espírito de liderança, seu potencial, isso é o movimento escoteiro, temos nossa metodologia no sistema educacional formal, reconhecido pela ONU como um dos métodos mais eficazes para o desenvolvimento de potencialidades, e quando um adulto compreende e se dedica a esse movimento, por paixão, por amor ao movimento, é gratificante”, disse, e acrescentou: “nosso lema é que uma vez escoteiro, sempre escoteiro, nesse movimento não existe ex-escoteiro, todos nós que aqui estamos fomos e somos escoteiros, por isso, em nome da União dos Escoteiros do Brasil, agradecemos a essa Casa pela homenagem”.
O pastor Cláudio Roberto, da Igreja Adventista do 7º Dia, representando o Clube dos Desbravadores de Vitória da Conquista, disse que a diretriz do grupo, que trabalha com meninos e meninas de 10 a 15 anos, é desenvolver os aspectos físicos, mentais e espirituais, de forma a transformá-los em cidadãos cumpridores dos seus deveres e úteis à sociedade. “Devemos começar educando nossos meninos, meninas e nossos jovens para o bem, nos inspiramos nesses ideais e acreditamos que o Deus Eterno está dirigindo nossas atividades”, afirmou.
Para o escoteiro Esdras Ferraz Marques, o movimento escoteiro é uma importante instituição formadora de jovens. “Eu participei do escotismo na condição de lobinho e agora passo para sênior e posso dizer que o movimento mudou minha vida, hoje poderia ser um jovem sem direção, sem disciplina, o movimento escoteiro não é rigoroso, mas guia o jovem para que ele seja um verdadeiro cidadão, por isso sou grato ao movimento escoteiro, porque ele mudou minha vida”, declarou.
O secretário de Meio Ambiente, Hudson Castro, disse que o movimento escoteiro tem grande relevância na formação dos jovens, principalmente diante de tanta violência que se presencia no mundo e da falta de respeito para com o próximo. “Diante de tanta coisa negativa que presenciamos, ainda nos deparamos com coisas tão boas como esse movimento que envolve crianças, jovens, adultos e os próprios pais, precisamos lutar para que os escoteiros conquistem sua sede, para que eles possam realizar suas atividades e contribuir na formação de outros tantos jovens como Esdras”, salientou.
Representante das Filhas de Jó, a honorável Rainha Silvia Oliveira parabenizou o movimento escotista e falou da sua alegria em participar dessa comemoração. “Precisamos de movimentos como esse para ajudar na formação dos nossos jovens e garantir o futuro do nosso país”, ressaltou.
O vereador Sidney Oliveira (PRB) se disse encantado com a magnitude do movimento escotista. “Assistindo ao vídeo que fala desse movimento, me lembrei do que diz o Capítulo 22, Versículo 6, em Provérbios: ‘Educa a criança no caminho em que deve andar; e até quando envelhecer não se desviará dele’. O escotismo ensina os jovens e adolescentes a se aproximarem da natureza, onde eles podem ver e sentir a presença de Deus, isso é maravilhoso”, disse.
Durante o evento, o Grupo de Escoteiros Duque de Caxias entregou vários certificados de conclusão de curso aos participantes. O vereador Hermínio Oliveira recebeu Diploma de Honra ao Mérito e foi convidado a fazer a Promessa Escoteira, oportunidade em que se comprometeu, em nome da honra, a dar o melhor de si para cumprir com seus deveres para com Deus e a Pátria, ajudando o próximo em toda e qualquer situação, servir a lei dos escoteiros e servir a União dos Escoteiros do Brasil. O vereador também recebeu o símbolo do grupo.
Para finalizar, a Câmara Municipal entregou Placas de Moção de Aplauso a Jéssica Deise Jardim (Secretária do Clube dos Desbravadores), Beatriz Oliveira (Diretora dos Desbravadores), Francisco de Assis Marques (diretor presidente do Grupo de Escoteiros Duque de Caxias), e à família de Joaldo das Neves (criador do Movimento Escoteiro em Vitória da Conquista).
Por Bia Oliveira / ASCOMCV