16/04/2014 11:25:00
Na sessão especial desta quarta-feira (16), a Câmara Municipal comemorou os 14 anos da Instituição Comunitária de Crédito Conquista Solidária, mas conhecido como Banco do Povo. Na ocasião, os vereadores destacaram a importância da instituição, que contribui para o fomento de micronegócios desde o ano 2000, quando iniciou suas atividades.
O vereador Arlindo Rebouças (PROS) disse que existem coisas que não podem ser negadas, como o empenho do ex-deputado Coriolano Sales que, como entusiasta do microcrédito, trouxe para Vitória da Conquista e região uma experiência exitosa em outras cidades. Em seu discurso deixou alguns questionamentos os representantes do Banco do Povo - qual é o capital de giro da instituição; o valor da dívida do banco e o valor da taxa de juros aplicada. Registrou ainda a greve dos policiais militares e disse que é preciso punir as pessoas que são contra a cidade e não àquelas que tem advertido sobre a real situação de Vitória da Conquista.
A vereadora Lúcia Rocha (DEM) elogiou a iniciativa da sessão especial e ressaltou a importância do Banco do Povo para Vitória da Conquista, bem como o trabalho de todos que estão envolvidos nas ações realizadas pela instituição, que, segundo ela, tem um importante papel para o crescimento da economia local. “O Banco do Povo é responsável pela criação e sobrevivência de diversos empreendimentos econômicos, possibilitando ao povo empreendedor a oportunidade de se desenvolver. É um gerador de oportunidades, pois a economia do município sente-se amparada pelas ações do banco. As pessoas sabem a quem recorrer para conseguir crédito para fomentar pequenos negócios”, disse, ressaltando que por meio do trabalho desenvolvido pela instituição é possível perceber que a economia solidária pode transformar realidades. “Os microempreendedores têm crédito sem demora e sem burocracia, porque entende que as pequenas empresas são a base de qualquer economia em qualquer lugar do mundo”.
O vereador Álvaro Pithon (DEM) parabenizou a iniciativa de homenagem ao Banco do Povo e por uma questão de justiça, segundo o parlamentar, lembrou do empenho do ex-deputado Coriolano Sales em trazer para Vitória da Conquista a experiência do microcrédito, que, para o vereador, só trouxe benefícios ao município.
Representando a bancada de situação, o vereador Nelson de Vivi (PCdoB) elogiou a inciativa da sessão especial, e contou que tem uma história com o Banco do Povo, relatando que quando diretor do Centro Acadêmico de Economia da UESB, no Congresso do Banco Central, teve a oportunidade de divulgar o trabalho da instituição. O parlamentar destacou ainda o atendimento realizado pela instituição a pessoas de baixa renda, incentivando os microempreendimentos. “Ajuda muito no desenvolvimento social, na criação de empregos e ameniza as desigualdades sociais. Parabéns aos clientes, aos gestores e ao prefeito Guilherme Menezes”.
Também falou o vereador Edjaime Rosa/Bibia (PSDB) que destacou a importância do Banco do Povo para o fomento da economia local. O parlamentar registrou a greve dos policiais militares como um problema sério na segurança pública do estado.
Por Camilla Aguiar / Flávia Rezende - ASCOMCV