Imagem Vereadores parabenizam iniciativa da CNBB

Vereadores parabenizam iniciativa da CNBB

Arquivo

21/03/2014 12:00:00


Na Sessão Especial desta sexta-feira (21) os vereadores debateram o tema proposto pela Conferência dos Bispos do Brasil/CNBB para a Campanha da Fraternidade 2014 – Fraternidade e Tráfico Humano.

O vereador Florisvaldo Bittencourt (PT) parabenizou o recém empossado Bispo Auxiliar da Arquidiocese de Salvador, Padre Estevam dos Santos Filho, relembrando o tempo em que conviveu com o padre ainda seminarista. O vereador colocou que o Tráfico Humano está relacionado às questões sociais, e citou o caso divulgado pela imprensa da criança de 12 anos vendida por uma vaca, em São Cristóvão, região metropolitana de Aracaju, no Sergipe, chamando atenção para “o que somos e o que queremos”, destacando que é preciso transformar a sociedade com políticas públicas e trazer para estas pessoas uma nova perspectiva. “Nós como sociedade, somos convidados a tirar as amarras da nossa inércia, despertando nas pessoas esta vontade de combater está prática. Precisamos despertar e gritar que basta e todos temos que estar juntos para mudar esta realidade”, afirmou o parlamentar.

O vereador Hermínio Oliveira (SDD) disse que a Campanha da Fraternidade apresenta uma situação preocupante, o Tráfico Humano, um problema que, segundo o parlamentar, afeta principalmente mulheres e jovens e informou que no mundo há três milhões de pessoas traficadas e 70% são mulheres, colocadas para exploração sexual. Para o vereador, é preciso ter uma atenção redobrada com a Copa do Mundo, intensificando ações como blitz e fiscalização de boates. “Não podemos ficar com um legado triste em razão de jovens traficadas, enganadas por falsas promessas”, disse, destacando que a segurança pública deve dar conta de todos.

Para a vereadora Irma Lemos (PTB) debater a Campanha da Fraternidade é um motivo ímpar e de alegria. “Quando se fala em tráfico a mente vai longe buscar o que é escravidão, porque sabemos que na história já passamos por isso. O papa Francisco chama atenção para o fato de ajudar o próximo a viver em liberdade. Sofremos com o tráfico humano principalmente no nordeste, nas cidades turísticas, onde as meninas novinhas são vendidas para os turistas”. A parlamentar ainda chamou que o Brasil vai sediar a copa de 2014 e disse que os brasileiros têm obrigação de cuidar das crianças e adolescentes que sofrem exploração sexual. “Vamos usar o Disque 100 e denunciar, e vamos lembrar que não existe só o tráfico da mulher, temos como exemplo outro, que é o pior, o de crianças, que não podem nem gritar socorro. Essa campanha veio na hora certa, vamos gritar e vigiar cada criança do nosso país”.

O vereador Luciano Gomes (PR) parabenizou a Igreja Católica por propor temas importantes para o debate na sociedade, nas igrejas, pois o Tráfico Humano está presente em nosso país e a Igreja precisa fazer algo para mudar a realidade, além de propor políticas públicas que ofereçam alternativas à população. Para o vereador, a Rede Globo prestou um serviço de utilidade pública ao tratar sobre este tema em uma das suas telenovelas. Luciano Gomes lamentou a ausência dos parlamentares evangélicos na sessão.

O vereador Ricardo Babão (PSL) parabenizou a CNBB pela Campanha da Fraternidade e disse que o tema é muito importante e oportuno, pois o problema é enfrentado não só no Brasil, mas em todo o mundo. O parlamentar lembrou ainda que o tráfico humano envolve trabalho escravo, exploração sexual, tráfico de crianças para adoção ilegal e tráfico de órgãos. “A campanha tem o objetivo de envolver o cristão para que esse mal não aumente cada dia mais. Tenho orgulho em fazer parte de um projeto político que tem como lema o bem estar da população de Vitória da Conquista”, disse. Ricardo Babão ainda parabenizou a Comunidade Santa Clara pela aquisição do terreno para a construção da comunidade.

O vereador Ademir Abreu (PT) parabenizou a CNBB pelas campanhas e as várias atividades que tem feito em benefício do povo brasileiro. E lembrou o trabalho de poetas brasileiros que sempre retrataram a realidade da exploração do povo. “Isto existe na nossa sociedade e precisa ser combatido com um trabalho para acabar com a fome e a miséria”, disse, pois acredita que tais fatores são desencadeadores da exploração humana. Citou ainda os casos divulgados de trabalho escravo nas fazendas e em São Paulo com os bolivianos. O vereador defendeu que é preciso buscar alternativas para acabar com a fome e a desigualdade de formação intelectual e oportunidades numa ação coletiva de mudança da realidade social.

O vereador Álvaro Pithon (DEM) aproveitou sua fala para transmitir uma notícia que segundo ele é muito boa para toda a população de Vitória da Conquista, e em especial para a Casa do Câncer. O parlamentar informou que através do deputado Jean Fabrício, a instituição conseguiu o financeiro de uma empresa. Já sobre o tema da sessão especial Álvaro Pithon lembrou que o tráfico humano está em todas as áreas do país, até mesmo no esporte, e elogiou o lema da Campanha da Fraternidade, que segundo ele deve ser cada vez mais discutido.

O vereador Cícero da Hospec (PV) parabenizou a Igreja Católica pela Campanha da Fraternidade, e disse que ainda tem visto muitas meninas nas estradas se prostituindo. O parlamentar ainda chamou atenção para o problema do tráfico humano no Brasil e também no mundo, e disse que tem uma preocupação especial com o nordeste, pois segundo ele é o estado com maior índice de ‘tráfico de prostituição infantil’.

 

Por Camilla Aguiar e Flávia Rezende / ASCOMCV



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Julho 2025
0

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30
31