07/03/2014 10:50:00
Na sessão ordinária desta sexta-feira (7), o vereador Júlio Honorato (PT) voltou a cobrar do prefeito Guilherme Menezes e da secretária de Saúde, Márcia Viviane, a construção da unidade de Saúde de Lagoa das Flores para que a segunda equipe de saúde, que já está em funcionamento na localidade, possa atuar de forma efetiva. Aproveitou para elogiar a atuação do presidente do Conselho de Saúde de Lagoa das Flores, Tiago Pinheiro.
O vereador falou também sobre a 6ª Festa da Farinha de Campo Formoso, que começa nesta sexta-feira (7) e que, segundo ele, é um grande aspecto cultural do município. Lembrou o evento realizado em 2013, quando passaram pela localidade cerca de seis mil pessoas. De acordo com Júlio Honorato, além das atividades culturais e sociais, a festa da farinha tem papel fundamental no resgate de uma cultura milenar, a mandiocultura, que se encontra em crise na Região Sudoeste, em virtude da seca que afetou o semiárido.
“Segundo estudiosos, a mandiocultura será a cultura do futuro, pela resistência climática que tem, e para nós é fundamental o resgate a essa cultura, que no passado gerava emprego e renda para muitas pessoas, agora, com a decadência dela, esses trabalhadores deixaram a zona rural e migraram para a cidade”, disse, acrescentando que a Câmara está empenhada no sentido de trabalhar a agricultura familiar e resgatar o cultivo da mandiocultura.
Conforme o parlamentar, “desde que a festa da farinha começou a ser realizada, percebemos que houve avanço no plantio da mandioca e com certeza vai melhorar muito mais, por ser uma cultura muito importante para a nossa região, por isso é que mais uma vez estarei em Campo Formoso participando dessa atividade tão importante para todos nós”.
Por Bia Oliveira / ASCOMCV