07/03/2014 10:35:00
Durante a sessão ordinária desta sexta-feira (7), a representante da Associação de Moradores e Pequenos Produtores Rurais de Campo Formoso, Idenise Salgado, usou a Tribuna Livre para lançar, oficialmente, o início da 6ª Festa da Farinha, que será realizada de hoje até domingo.
Segundo Idenise, o evento é realizado desde 2007 e seu objetivo não é apenas levar diversão à população, mas também divulgar a cultura local, resgatar uma cultura que estava se perdendo e informar às pessoas, sobretudo aos produtores, sobre as novidades e avanços tecnológicos para o plantio e o cultivo da mandioca. “Graças a Deus, a Festa da Farinha tem cumprido esse papel, tem realizado, com sucesso, palestras, encontros, seminários com pequenos agricultores e pequenos produtores da região, essa festa vem desde a sua primeira edição informando, trazendo novas tecnologias para que os nossos agricultores rurais tenham mais facilidade aos custeios, a novas possibilidades de enriquecer o seu trabalho na lavoura da mandioca”, disse.
Quanto ao lazer, Idenise enfatizou que embora não seja o objetivo principal, a festa também tem o propósito de promover entretenimento para os moradores de Campo Formoso e dos municípios circunvizinhos, a exemplo de Belo Campo e Cândido Sales, que prestigiam a festa desde as primeiras edições. Hoje (7), o evento terá início às 20h, com apresentação do “Pilão de Aroeira”, cantigas de roda e abertura do museu. Nos dias 8 e 9, a programação contará com cavalgada, exposição de farinha e shows de forró com artistas regionais.
“Contamos sempre com apoio da Câmara Municipal e muitos dos vereadores aqui presentes são parceiros dessa festa. Eu aproveito para deixar aqui o convite a esta Casa e à população conquistense para que todos possam conhecer e prestigiar a Festa da Farinha de Campo Formoso, pois nós divulgamos a nossa cultura, a cultura da região de Vitória da Conquista”, salientou.
Por Bia Oliveira / ASCOMCV