10/02/2014 15:50:00
Tramita na Comissão de Legislação, Justiça e Redação Final, Projeto de Lei de autoria do vereador Coriolano Moraes Neto (PT) que institui a Semana Municipal da Agricultura Familiar de Vitória da Conquista. O projeto foi lido em plenário na sessão do dia 7 de fevereiro. A Semana da Agricultura Familiar será comemorada, anualmente, na última semana de julho, quando é comemorado o “Dia do Agricultor”, e tem como objetivo fortalecer, apoiar e incentivar o desenvolvimento desse setor, instituindo políticas públicas aos pequenos agricultores que produzem para o sustento da família.
Além disso, segundo o autor do projeto, a Semana terá como foco profissionalizar e ofertar alternativas para o agricultor familiar e criar espaços para os agricultores discutirem questões locais relacionadas ao tema e seu desenvolvimento, uma vez que valorizar essa atividade é reconhecer que a agricultura familiar vem contribuindo para o desenvolvimento do país.
A agricultura familiar no Brasil é responsável por mais de 40% do valor bruto da produção agropecuária e suas cadeias produtivas correspondem a 10% de todo o PIB do País. Reúne 4,2 milhões de agricultores, representa 84% dos estabelecimentos rurais e emprega 70% da mão de obra do campo. Além disso, é responsável pela maioria dos alimentos na mesa dos brasileiros: 84% da mandioca, 67% do feijão, 58% dos suínos, 54% da bovinocultura do leite, 49% do milho, 40% das aves e ovos, 32% da soja, entre outros.
“A importância de instituir a Semana Municipal da Agricultura Familiar é para neste período discutirmos assuntos relacionados à agricultura familiar e ampliar o acesso às ações de apoio a esta atividade agrícola”, ressalta o vereador.