20/12/2013 11:50:00
Na manhã desta sexta-feira (20) o vereador Ademir Abreu (PT) falou sobre o Projeto de Lei de Iniciativa Popular pela Reforma Política Democrática e Eleições Limpas, mobilizado por entidades sociais que se uniram em torno de um Projeto de Lei que tramita da Câmara dos Deputados. “Gostaríamos de ver o tema da Reforma Política e Eleitoral em nosso meio. As coisas importantes do país só aconteceram com uma pressão popular muito grande. O congresso não vai fazer a reforma sem pressão popular”, afirmou.
Este projeto tem como princípios a proibição do financiamento de campanha por empresas. Propõe o Financiamento Democrático de Campanha, as eleições proporcionais em dois turnos, a paridade de gênero nas listas partidárias e o fortalecimento de mecanismos da democracia direta tais como o plebiscito, referendo e projeto de iniciativa popular.
O vereador parabenizou também a Moção de Aplauso para Santa Casa de Misericórdia, pela reforma no Posto do Pronto Socorro da unidade, mas ressaltou que a iniciativa privada ocupa um espaço maior e local para o atendimento pelo SUS ficando renegado, com a entrada principal voltada para uma rua estreita que não permite a entrada de uma ambulância. Disse também que a história da Santa Casa mostra que os apartamentos eram utilizados para custear o trabalho filantrópico da unidade, e que a realidade hoje é outra. “Parabenizo o provedor pela reforma, mas gostaria que o Pronto Socorro fosse voltado para o pátio central para as pessoas circularem livremente”.
Por Camilla Aguiar