07/12/2013 12:00:00
Para assegurar mais conforto àqueles que utilizam a bicicleta como meio de transporte no trajeto casa-trabalho, a Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista acaba de inaugurar um bicicletário e vestiários masculino e feminino para os ciclistas-servidores. Dezenas de pessoas compareceram à Câmara na manhã deste sábado (7) para o ato de entrega dos equipamentos, uma iniciativa da Mesa Diretora, que quer incentivar o uso cada vez maior das bikes por funcionários.
O presidente da Casa, Fernando Vasconcelos – também um usuário de bicicleta – comandou a cerimônia do ato de entrega e afirmou que o objetivo principal foi dar a contribuição da Casa ao fortalecimento de uma nova cultura urbana em Vitória da Conquista, na qual prevaleça a bike como veículo prioritário das pessoas. “Bicicleta é sinônimo de qualidade de vida. Por isso, a Casa está oferecendo estacionamento apropriado e vestiário. Queremos que outros espaços, governamentais ou não, nos acompanhem nessa ideia”.
Cicloativistas como André Ará e Jaldo Mendes, que participaram do ato de entrega dos equipamentos, afirmaram que a iniciativa da Câmara de Vereadores é um “ponta-pé” inicial importante para um conjunto de ações que precisam ser desenvolvidas em Vitória da Conquista e que devem envolver governos e sociedade organizada. Para eles, a cidade tem avançado em aspectos como construção de ciclovias, mas ainda é necessário um processo de educação para o trânsito que envolva o direito também dos pedestres.
O diretor executivo da TV Sudoeste, Cauto Freitas – que compareceu à cerimônia de bicicleta –, afirmou que a emissora vem desenvolvendo uma série de campanhas educativas, especialmente de respeito à faixa de pedestres e dos ciclistas, mas que é preciso à sociedade incorporar o sentido maior do uso de bicicleta, o que vai exigir todo um conjunto de ações.
Também participaram da entrega os vereadores Gilzete Moreira (PSB), Edjaime Rosa/Bibia (PSDB), Ricardo Babão (PSL), Arlindo Rebouças (PROS) e Adinilson Pereira (PSB), além de servidores do Poder Legislativo.