27/11/2013 11:00:00
O vereador Professor Cori (PT) chamou na manhã desta quarta-feira (27) para a falta de pagamento do Seguro Safra do programa Garantia Safra do Governo Federal, uma ação do Programa Nacional de Fortalecimento da Agricultura Familiar/Pronaf voltada para os agricultores familiares que sofrem perda de safra por motivo de seca ou excesso de chuvas.
Segundo o vereador, tal ação não enxerga o homem do campo com o devido respeito, já que os valores referentes ao seguro de 2013 ainda não foram pagos. O parlamentar esclareceu, no entanto, que a prefeitura fez todos os cadastros de forma correta e ainda solicitou mais 1000 cotas para o ano de 2014, mas as famílias não querem pagar o novo cadastro, pois não receberam o seguro de 2013. O Ministério do Desenvolvimento Agrário/MDA declarou que houve perda da safra, mas até agora as famílias não receberam o valor do seguro.
O Professor Cori explicou que, para receber o benefício, após inscrição no programa, o agricultor deve realizar o pagamento de boleto emitido pela prefeitura, no valor de R$ 6,35, e que das 412 famílias cadastradas pela prefeitura no ano passado, na avaliação do MDA, somente três estão aptas a receber o seguro. “Precisamos fazer um debate sério e aprofundado sobre o tema para que os agricultores sejam tratados com respeito”, afirmou.
Por Camilla Aguiar