12/11/2013 23:45:00
Na noite desta terça-feira (12), a Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista realizou audiência pública para debater os serviços do Corpo de Bombeiros no município. A audiência foi uma iniciativa do Bloco Parlamentar composto pelos vereadores Adinilson Pereira (PSB), Gilzete Moreira (PSB), Cícero Custódio (PV) e Juvêncio Amaral (PV).
Na visão do vereador Juvêncio da Saúde, discutir o Corpo de Bombeiros significa tratar de um serviço fundamental para toda a população. “Hoje é uma noite muito especial por estarmos discutindo um serviço que tem um papel tão bonito, mas que às vezes passa despercebido pelas pessoas. Os bombeiros estão de parabéns, porque mesmo com dificuldades prestam um serviço importantíssimo para Conquista”, disse, colocando o Legislativo à disposição da instituição.
O comandante do Corpo de Bombeiros de Vitória da Conquista, José Jorge Moreno, agradeceu a iniciativa da audiência e lembrou que o trabalho da instituição vai além de Conquista. “Estar aqui é muito importante para o Corpo de Bombeiros, não só para Conquista, mas para todo o sudoeste”. O comandante ainda destacou algumas das ações do 7º GBM que, além de combater incêndios, realiza ações de prevenção e de orientação em escolas e empresas. “Estamos sempre abertos para compartilhar informações e sempre em parceria com outras instituições”, finalizou, chamando atenção para importância da parceria de prefeituras e instituições que possam colaborar de alguma forma para a realização do trabalho dos bombeiros.
Ainda em sua fala o comandante falou sobre algumas dificuldades enfrentadas e apresentou as demandas do 7º GBM, destacando que é necessário que sejam implementados quartéis em outros municípios, para evitar os riscos a que fica sujeita Vitória da Conquista em risco, além de haver dispêndio de vultosos recursos financeiros.
O coordenador da Defesa Civil, Rivaldo Gusmão, disse que é uma honra participar de uma audiência com tema tão relevante. “O serviço prestado pelo Corpo de Bombeiros de Vitória da Conquista e de todo o país é muito importante para a população brasileira, porque tem chegado no momento mais difícil da vida das pessoas”. Ainda em sua fala o coordenador destacou que em situações de risco para a população o Corpo de Bombeiros tem sido um grande parceiro da Defesa Civil, e elogiou a atuação dos bombeiros. Rivaldo Gusmão também ressaltou o esforço que o Governo Municipal tem feito para atender melhor à população de Conquista.
O vice-presidente da CDL, Lauro Alves Moreira, elogiou a iniciativa da audiência e ressaltou a importância do Corpo de Bombeiros na vida de todas as pessoas. “Não poderíamos deixar de estar aqui para debater sobre aqueles que estão sempre lutando por nós, cheios de coragem”.
O presidente do Conselho de Segurança Pública de Vitória da Conquista, Joir Sala, elogiou a iniciativa da audiência e parabenizou o Corpo de Bombeiros pelo trabalho realizado constantemente em prol da sociedade, e colocou o Conselho de Segurança à disposição.
O vice-presidente do CREA-BA, Leandro Fonseca, falou que o Corpo de Bombeiros é o “patinho feio” da Polícia Militar, porque, segundo ele, a corporação é sucateada por falta de investimento do governo. Para ele, é necessário que o Corpo de Bombeiros seja emancipado, pois muitas são as dificuldades enfrentadas pela instituição, com problemas de falta de equipamentos, viaturas, efetivo, e até mesmo de quartéis nos municípios baianos. Leandro Fonseca também apresentou dados que indicam que o Corpo de Bombeiros de Vitória da Conquista necessita de mais estrutura para trabalhar, principalmente pelo grande índice de desenvolvimento do município.
O representante da Secretaria de Meio Ambiente, Genival Lima, agradeceu ao Corpo de Bombeiros pelo trabalho que tem sido realizado em Vitória da Conquista, mesmo com todas as dificuldades. Genival Lima, que também é brigadista civil, destacou que o Corpo de Bombeiros tem dado grande apoio no combate a incêndios florestais.
A presidente da Associação Comercial e Industrial de Vitória da Conquista, Cláudia Dutra, falou que é uma honra ter o trabalho do Corpo de Bombeiros, mesmo sabendo das dificuldades da corporação. Segundo ela, mesmo com todo esforço, ainda há muito que se fazer, pois ainda faltam investimentos do Governo e melhor estrutura.
O gerente regional da Superintendência de Desenvolvimento Industrial e Comercial/Sudic, Hernani Galdino, disse que as empresas tem mantido um bom relacionamento com o Corpo de Bombeiros. Hernani Galdino ainda destacou a preocupação da Sudic com a burocracia na liberação de alvarás.
O vereador Fernando Vasconcelos (PT) elogiou a audiência e disse que o debate sobre o Corpo de Bombeiros vem acontecendo há anos. O parlamentar ainda sugeriu que fosse montada uma comissão para verificar a situação das vistorias nas empresas, pois esse é um dos problemas enfrentados pelos empresários conquistenses. Ainda em sua fala Fernando Vasconcelos ressaltou a importância da corporação. “O Brasil não reconhece o papel importante dos bombeiros, mas ele é uma das figuras mais importantes no Brasil e no mundo. Temos que dar o destaque que o Corpo de Bombeiros merece. Ainda está muito pouco o que temos feito nesse sentido em Vitória da Conquista, e temos lutado e vamos lutar ainda mais por melhorias na situação”, disse, reconhecendo que dificuldades existem, mas devem ser superadas.
O vereador Arlindo Rebouças (PROS) falou que o problema do Corpo de Bombeiros é o mesmo problema da Polícia Militar, a falta de efetivo. “Aí o governo desloca um PM da 77ª CIPM e coloca numa Base Comunitária de Segurança e diz que trouxe mais policiais”. Segundo o parlamentar a propaganda do Governo é enganosa. Ainda em sua fala Arlindo Rebouças pediu que os debates da audiência tenham continuidade e disse que o Governo do Estado tem que ser cobrado, pois o Corpo de Bombeiros está cheio de problemas por falta de investimento.
O vereador Professor Cori (PT) parabenizou a iniciativa da audiência e disse que os debates sobre o Corpo de Bombeiros devem continuar. Segundo ele, somente a partir de um planejamento de gestão é possível mudar a situação e resolver os problemas enfrentados. O parlamentar falou que na velocidade que Conquista vem crescendo é necessário que muitos pontos sejam discutidos, exemplificando com a necessidade de implantação de hidrantes, o uso de viaturas, e a implementação de quartéis em outros municípios, para que Vitória da Conquista não fique sobrecarregada. “Temos que rever essas atitudes e ações para que a gente saia dos discursos e vá para políticas efetivas”.
O vereador Edjaime Rosa (PSDB) manifestou sua preocupação com o Corpo de Bombeiros e disse que a situação do 7º GBM é vergonhosa, já que cidades muito menores contam com efetivo e estrutura muito melhor do que Vitória da Conquista. “Desculpe-me, eu sou vereador por Vitória da Conquista, fui eleito para defender a pátria da nossa cidade e Conquista não pode ficar nessa enganação”.
O vereador Ricardo Babão (PSL) parabenizou a iniciativa da audiência e disse que discutir o Corpo de Bombeiros é muito importante. Segundo o vereador, o debate deve ir além, já que a corporação precisa de melhorias. “Nós fomos eleitos, e independente de ser da oposição ou da situação a gente tem obrigação de trabalhar para mudar essa situação. Não adianta chegar aqui e dizer que partido A é culpado, ou partido B. Temos que trabalhar pelo povo e buscar melhorias”. Ainda em sua fala o parlamentar destacou que Conquista tem crescido muito e conta com um governo preocupado com o seu desenvolvimento, e lembrou que a liberação de alvarás tem que ser feita com responsabilidade e dentro das leis.
O vereador Cícero da Hospec (PV) parabenizou os bombeiros por atuarem sem condições dignas de trabalho. Segundo ele, a solução é executar projetos junto à Secretaria de Segurança Pública para melhorar a situação. “Nós vereadores vamos lutar e não vamos parar por aqui”, disse, reforçando a importância de enviar um documento ao Governo do Estado solicitando melhorias para o 7º GBM.
O vereador Gilzete Moreira (PSB) lembrou que alguns vereadores se reuniram com o Secretário de Segurança Pública, Maurício Barbosa, e disse que vai dar um voto de confiança e esperar ações do Governo do Estado que contribuam para a melhoria do 7º GMB. O parlamentar ainda elogiou os profissionais que atuam como bombeiros, salvando vidas. “Não tem coisa que pague vocês, pois diante de todas as dificuldades continuam firmes, como se nada estivesse acontecendo. Sentimo-nos honrados em prestar essa homenagem, que é pequena diante do que vocês fazem”.
O vereador Hermínio Oliveira (SDD) disse estar feliz por prestar homenagem ao Corpo de Bombeiros, considerado a instituição com maior credibilidade no país. Segundo o parlamentar, em reunião dos vereadores com o comandante da PMBA, muitas demandas foram solicitadas, mas ainda é preciso reivindicar do Governo do Estado um comando do Corpo de Bombeiros em Vitória da Conquista e o aumento do efetivo de bombeiros.
O vereador Adinilson Pereira (PSB) ressaltou a importância do Corpo de Bombeiros e disse que homenagear os bombeiros é pouco diante do trabalho realizado pelos bombeiros. “A vontade de cada vereador aqui era coroar cada um de vocês pelo trabalho brilhante em prol da comunidade de Vitória da Conquista e de outros municípios. Nós vereadores vamos trabalhar e apoiar para melhorar a situação do comandante do Corpo de Bombeiros de Vitória da Conquista, José Jorge Moreno”.
Ainda durante a audiência a Câmara de Vereadores homenageou diversos bombeiros que se destacam na prestação de serviços à sociedade conquistense.