06/11/2013 10:55:00
O vereador Júlio Honorato (PT) usou a Tribuna da Câmara de Vereadores na sessão desta quarta-feira (6) para falar da visita que fez – acompanhado do secretário de Meio Ambiente, Hudson Castro, e do vereador Ademir Abreu – à comunidade do Chapadão, no distrito de Inhobim, para visita a uma reserva ambiental de mais de 3 mil hectares numa área de assentamento do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem-Terra.
Segundo o vereador, a área, preservada graças à compreensão do movimento de luta pela terra, é um verdadeiro patrimônio ambiental, e que precisa ser reconhecida como Área de Preservação Ambiental, para o que solicitou apoio de toda a Câmara de Vereadores. “Trata-se, sem dúvida, da maior reserva da fauna e da flora em Vitória da Conquista”, afirmou o parlamentar, destacando a existência, por exemplo, de ipês com mais de 40 metros de altura.
Ainda segundo o vereador, é necessário desfazer a imagem negativa acerca do Movimento dos Trabalhadores Sem-Terra, que teria como prática o desmatamento de áreas verdes. Ele afirmou que acontece exatamente o contrário: os sem-terra asseguram, em todo assentamento, que 20% das áreas sejam sempre preservadas.