Imagem Câmara homenageia professores com sessão especial

Câmara homenageia professores com sessão especial

Arquivo

18/10/2013 13:20:00


Na sessão desta sexta-feira (18), a Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista realizou sessão especial para celebrar o Dia do Professor. A homenagem foi uma iniciativa do mandato do vereador Professor Cori (PT), em cujo discurso ressaltou o sentimento de alegria por poder comemorar o Dia do Professor, lembrando que a sociedade precisa ter a compreensão de que os professores precisam ser respeitados pelos que são, e destacou a importância dos mesmos na formação das crianças e jovens do país.

Ainda em sua fala o parlamentar afirmou a importância de se rereconhecer a data, pois os profissionais da educação são capazes de transformar a sociedade, e manifestou um desejo. “Que os governos se dediquem ainda mais ao desafio de colocar a Educação e o professor na pauta das prioridades das decisões e das políticas públicas do país. Só assim o Brasil vai ser desenvolvido, só assim vamos compreender que o Brasil pode crescer”, disse, ressaltando que o exemplo é a única forma de educar.

A professora Claudia de Carvalho Santana disse que a rede municipal de ensino é, muitas vezes, mal tratada, e isso afeta o professor, pois é este profissional que está na base, que abre mão de muitas coisas e se dedica na formação de novos cidadãos. Destacou ainda que a experiência muitas vezes atropela a teoria, e solicitou reconhecimento da experiência dos profissionais da rede municipal de Vitória da Conquista. “Temos profissionais de excelência”.

O presidente do Sindicato dos Trabalhadores em Educação do Estado da Bahia/APLB, Cezar Nolasco, elogiou a iniciativa da sessão especial em homenagem ao Dia do Professor e parabenizou o vereador Professor Cori pelas ações voltadas para área da educação. “Sabemos que todos os vereadores pensam em educação, mas o professor Cori pensa nisso 24 horas. Temos que valorizar esses profissionais tão nobres, pois é o professor que orienta, que ensina como os alunos se comportarem em casa, que ensina valores, e que dá atenção ao aluno 200 dias durante o ano”, disse, ressaltando a importância do professor para toda a sociedade.

Geane Oliveira, presidente do Sindicato do Magistério Municipal Público de Vitória da Conquista/ Simmp, ressaltou que a Constituição Federal retirou da elite o poder absoluto à educação, destacando os desafios apresentados à profissão, salientando que também são muitas as razões para se comemorar. “Temos que comemorar a nossa dignidade de formar cidadãos mais conscientes. Apropriar conhecimento na mão dos desapropriados, é isso que nos motiva”. A  professora falou também sobre os Projetos de Lei em tramitação na Casa nº 55/2013, que institui a Semana do Professor e de nº 56/2013 que torna lei o reconhecimento do professor destaque. “Iniciativas simples fazem a diferença na ponta. Cada um fazendo sua parte. É assim que continuaremos fazendo uma educação pública libertária neste país”, afirmou.

O secretário Municipal de Educação, Ricardo Marques, destacou ações do Governo Municipal voltadas para área em Vitória da Conquista e lembrou que desafios ainda existem. Segundo o secretário, a Administração tem o objetivo de motivar alunos e professores, e homenagear o professor é reconhecer o trabalho de todos os profissionais que realizam um trabalho importante na formação de alunos. “Queremos valorizar cada vez mais o processo educacional na sala de aula”.

Ricardo Costa, diretor da Direc 20, afirmou que a grande preocupação dos profissionais da educação é garantir o direito do aluno, de acesso à educação, ressaltando que esta obrigação é de todos, da sociedade e dos professores. “É uma luta diária, com novos desafios a cada dia, fazer uma educação para transformar vidas”.

Na sessão desta sexta-feira (18), a vereadora Irma Lemos (PTB) destacou a importância dos professores, e falou que atualmente alguns alunos não sabem valorizar os profissionais que tanto contribuem para a formação de cidadãos conscientes. “Se no passado nossos governantes tivessem investido em escolas como deveria, hoje não precisaríamos construir tantos presídios, porque a educação tem o poder de modificar e orientar as nossas crianças e adolescentes. Sempre digo que o maior ordenado deveria ser dos professores”.

O vereador Edjaime Rosa/Bibia (PSDB) comentou que não é qualquer pessoa que se torna professor, pois é na sala de aula que nascem presidentes, promotores, médicos e juízes. Segundo ele, a vida do professor dentro das salas não é fácil, e os desafios para educar alunos é grande, por isso os professores devem ser valorizados.

O vereador Ademir Abreu (PT) destacou a importância da educação para o país, e disse que a transmissão do conhecimento deve chegar a todos para fazer com que o Brasil cresça. Segundo o vereador é através da educação de qualidade que a mudança pode acontecer.

O vereador Luciano Gomes (PR) parabenizou o vereador Professor Cori pela iniciativa da audiência, e elogiou a atuação do colega na defesa dos professores. “Parabéns, professores, por essa profissão nobre, e que deveria ser muito mais reconhecida por todos”.

 



Confira as fotos da sessão onde vários professores foram homenageados

 

 



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Novembro 2024
0

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30