10/10/2013 12:00:00
Na manhã desta quinta-feira (10), a Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista realizou audiência pública para discutir a situação e manutenção das praças públicas e quadras poliesportivas de Vitória da Conquista, além de debater políticas públicas voltadas para a arborização do município. A audiência foi uma iniciativa do mandato do vereador Andreson Ribeiro (PCdoB).
Em sua fala, o vereador Edjaime Rosa/Bibia (PMDB) lamentou a falta de incentivo ao esporte e a manutenção das praças na cidade. Disse que a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer não consegue desenvolver ações e projetos sem recursos. “Tem várias praças e quadras que foram feitas para rasgar dinheiro. Como a quadra do Tapirema e Lagoa das Flores”, afirmou.
Disse ainda que se houvesse incentivo ao esporte e a educação na cidade, o índice de violência seria mais baixo, e citou o bairro onde mora, o Nossa Senhora Aparecida, segundo o parlamentar, considerado como violento, como exemplo da falta de ações voltadas para os jovens. “É considerado violento porque nunca teve incentivos ao esporte e ao lazer. A prefeitura investe pouco nesta área”.
Falou também sobre as áreas verdes na cidade, afirmando que, “praticamente, não existem”. O vereador informou que na praça do bairro Jardim Guanabara, as árvores que existiam foram queimadas, provando que não há incentivos na área.
O Líder do Bloco Parlamentar PCdoB, PDT, PRB, vereador Nelson de Vivi (PCdoB) falou sobre a falta de espaços de convívio e informou que no início do mandato, após visita à cidade de Guanambi, onde foi conhecer o trabalho realizado na área, fez um projeto indicando o incentivo para reestruturação de praças e oferta de equipamentos de ginástica no local. O vereador solicitou um retorno sobre a indicação encaminhada e pediu que, ao final da audiência, fosse redigido um documento solicitando uma ação efetiva para área.
Sugeriu ainda que fossem destinados mais recursos para a Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer trabalhar, e pediu para que o secretário verificasse o andamento da parceria com o Ministério das Cidades para fomento de ações voltadas para o esporte e lazer. Falou sobre os projetos do Governo Federal como as praças de iniciação esportiva, e informou que a deputada federal Alice Portugal (PCdoB) está empenhada em destinar recursos, através de emendas parlamentares para projetos nesta área. Nelson disse que já indicou ao prefeito, já que há uma contrapartida do município, para que as praças em áreas de risco sejam contempladas com os recursos federais.
O vereador Ricardo babão (PSL) disse que o secretário Gidelson Felício tem feito muito à frente da Secretaria Municipal de Cultura, Turismo, Esporte e Lazer, procurando sempre manter um diálogo com a comunidade conquistense. Destacou os avanços e novos os equipamentos que tem beneficiado a cidade, como a Praça Juventude, o Centro Unificado das Artes e do Esporte/Ceu, a reforma do estádio Edivaldo Flores, e afirmou que a preocupação de todos os vereadores é a mesma, trabalhando sempre em favor da comunidade.
O parlamentar destacou, no entanto, que há uma política de destinar recursos somente para pavimentação asfáltica das vias da cidade e ressaltou que é necessário um olhar diferenciado para o esporte. “Raramente se vê uma matéria informando que um vereador foi a Salvador buscar recursos para o esporte. O prefeito Guilherme Menezes vem trabalhando na pavimentação asfáltica da cidade, já foram mais de 150 km de asfalto, agora vamos nos preocupar mais com o esporte”, sugeriu. “Temos orgulho em dizer que somos vereadores de uma das melhores cidades do Brasil. Temos que ver o que já foi feito e trabalhar mais para trazer mais melhorias para o esporte”.