Imagem Câmara homenageia advogados conquistenses

Câmara homenageia advogados conquistenses

Arquivo

27/08/2013 22:10:00


Na noite desta terça-feira (27), a Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista homenageou em audiência pública os advogados e os advogados conquistenses. A iniciativa marca as comemorações pelo Dia do Advogado, do Direito e da Magistratura.

O vereador Andreson Ribeiro (PCdoB), autor do requerimento que originou a audiência, destacou a importância da consolidação e construção do direito. Falou ainda sobre os problemas estruturais que tem atrapalhado a agilidade do judiciário brasileiro. Refletiu ainda sobre a função da advocacia e o que poderá ser feito pelos advogados para a construção de uma sociedade mais justa e inclusiva, primando pela moralidade pública.

O presidente da Câmara de Vereadores, Fernando Vasconcelos, parabenizou o vereador Andreson Ribeiro pela iniciativa do debate e à Ordem dos Advogados do Brasil/OAB pela proposta do projeto Ficha Limpa que, segundo ele, terá a acolhida unânime dos vereadores. Segundo o parlamentar, o Brasil vem formando advogados com um olhar social voltado à defesa dos direitos especialmente das pessoas menos favorecidas, social e economicamente. "Estamos felizes por poder ser a sede de um grande evento, que reúne intelectuais do direito, pessoas com grande folha de serviços prestados à nossa cidade".

Robson Vieira, representante da Defensoria Pública, disse que os advogados são indispensáveis na gestão da justiça e que a data faz refletir sobre o exercício na área, que busca sempre o privilégio da democracia. Afirmou ainda que é preciso valorizar a imagem do advogado, pois denegrir a imagem do profissional afeta todo o sistema judiciário e democrático do país.

Wagner Santos Alves, procurador municipal, falou sobre a figura do advogado, segundo ele, um dos pilares da sociedade civilizada e democrática. “Somos a ponte entre a sociedade e a justiça, somos os defensores dos direitos violados. Imprescindível na administração da justiça”, disse.

O diretor da Fainor e também advogado, Edgar Larry, ressaltou que a missão dos profissionais reflete a condição de praticar o belo como valor essencial, adotando atitudes mais coerentes e vinculadas ao mundo da ética e da prudência. “É desta forma que enxergamos o mundo jurídico”, concluiu.

Conselheiro Federal da OAB, o advogado e historiador Rui Medeiros destacou o equilíbrio de debate e postura do Legislativo conquistense. Fez um panorama da implantação da profissão no país e destacou a presença do advogado na gestão pública e na organização da vida pública do país. “Somos os únicos profissionais que se comprometem com a defesa do ser humano”, disse.

Carlos Robson de Oliveira Leão, coordenador do Ministério Público, discorreu sobre o papel do advogado, considerado por ele uma das funções essenciais à justiça, pois defende o cidadão. “O fortalecimento da advocacia é o fortalecimento da pessoa humana”, destacou.

Ex-presidente da subseção da Ordem de Advogados do Brasil/OAB, Uady Bullos disse não haver um momento da história onde a justiça e a noção do direito não existissem, e salientou que “forma de governo é aquela que defende a independência. O homem não pode conviver fora da liberdade”.

Presidente da OAB em Vitória da Conquista, Gutenberg Macedo, disse que o que move as pessoas é o ideal de justiça. Trouxe um breve histórico das participações pontuais e decisivas dos advogados na construção da história política e democrática do Brasil, e falou da moralização da atividade política e da gestão pública.

Sobre a, a proposta do Projeto de Lei – Ficha Limpa entregue na audiência, o advogado disse que a sociedade clama por justiça e por isso a proposta deve ser bem recebida pela Casa. “Tenho certeza que saberão interpretar e atender este clamor social”, afirmou.

Na noite da audiência, também foram homenageados os advogados que presidiram os trabalhos da Ordem de Advogados do Brasil/OAB, subseção de Vitória da Conquista, no período de 1979 a 2013.

O vereador Sidney Oliveira (PRB) falou em nome do Bloco Parlamentar e afirmou que a categoria representa a maior pilastra divida da justiça. “É fundamental o papel do advogado”.

Também participaram da audiência, os vereadores Joaquim Libarino (PCdoB), Ricardo Babão (PSL), Hermínio Oliveira (PDT) e Nelson de Vivi (PCdoB).



Prestação de Contas Anual
Acesse o Prestação de Contas
  Live Offline
Rádio Câmara 90.3
Rádio Câmara 90.3
Facebook
Calendário

Novembro 2024
0

Seg

Ter

Qua

Qui

Sex

Sab

Dom

1
2
3
4
5
6
7
8
9
10
11
12
13
14
15
16
17
18
19
20
21
22
23
24
25
26
27
28
29
30