19/06/2013 09:50:00
Na sessão desta quarta-feira (19) a médica do serviço SAMU 192, Juscélia Melo, utilizou o espaço da Tribuna Livre para fazer a defesa da sua reputação, e do serviço 192, quando foi responsabilizada pelo vereador Álvaro Pithon (DEM), pelo não atendimento da unidade a uma cidadã que estava com dores abdominais, justificando que o SAMU é para atendimentos prioritários e não para dores.
A médica informou que não estava de plantão na noite do ocorrido, e que o atendimento foi realizado por outro profissional, com base no protocolo do Ministério da Saúde, que regulamenta o serviço, e que os atendimentos não ocorrem segundo a vontade do paciente ou de cada médico regulador.
Disse ainda que o SAMU 192 deve ser entendido e criticado para melhorar o atendimento à população, e que deseja que o episódio sirva de exemplo para haja cautela antes de divulgar nomes, principalmente dos médicos, pois trabalham com a imagem para passar credibilidade.
O vereador Arlindo Rebouças parabenizou a médica reguladora do SAMU 192, Jucélia Melo, pelo equilíbrio ao se defender da acusação de ter negado o envio do SAMU 192 durante uma ligação do vereador Álvaro Pithon. O parlamentar ainda afirmou que não é possível que os médicos e os servidores do serviço enfrentem dificuldades nas condições de trabalho. “Os profissionais realmente prestam um serviço de qualidade, mas o SAMU 192 precisa de melhorias para atender a população da forma como ela merece”.
O vereador Juvêncio Amaral (PV) parabenizou a atuação da médica reguladora do SAMU 192, Jucélia Melo, por ter se defendido das acusações do vereador Álvaro Pithon durante uma sessão neste mês. Segundo ele, a médica é uma pessoa comprometida e reconhecida pelo trabalho que realiza. “É necessário que quando viemos nesse plenário, tenhamos cuidado. Porque às vezes a gente arranha a imagem de uma pessoa ética. E quando a gente cita aqui, como um nobre colega citou, que o SAMU 192 significa violência para Conquista, eu discordo. Os profissionais que ali atendem doam a sua própria vida em favor do próximo, trabalhando nas madrugadas e fazendo atendimentos sem olhar a quem”. O parlamentar disse ainda que os conquistenses devem se orgulhar do serviço oferecido pelo SAMU 192, mesmo com algumas deficiências, pois ali existem profissionais comprometidos, que buscam trabalhar com excelência.