14/06/2013 22:00:00
Em uma noite festiva, a Câmara de Vereadores de Vitória da Conquista promoveu nesta sexta-feira (14) sessão especial para homenagear os 350 anos dos Correios.
Autor do requerimento que originou a sessão especial, o presidente da Casa, vereador Fernando Vasconcelos (PT), afirmou que os Correios são uma instituição que aproxima as pessoas e lembrou que, no em que se comemora esta história de sucesso, também são propostos novos desafios. Enalteceu o trabalho realizado por Nilton Guedes, gerente regional dos Correios, e aproveitou a oportunidade para solicitar uma central de tratamento das correspondências. “Esta empresa faz parte da história de cada brasileiro. Nada existe sem uma ação direta dos Correios. Este é o momento de comemorar e celebrar os avanços que fazem parte da história desta instituição”, disse.
O carteiro Alvino Lima Porto disse que a empresa desenvolve um trabalho importante na aproximação das pessoas, e que sua trajetória de vida foi dedicada a empresa, procurando deixar um exemplo digno para os colegas.
A presidente do Sindicato dos Trabalhadores dos Correios, Simone Soares Lopes, resgatou momentos importantes da história do país, que se confunde com a trajetória dos Correios e da participação da figura emblemática dos carteiros. “Temos que parabenizar os carteiros e trabalhadores que fazem toda manipulação das cartas, além dos colaboradores administrativos. Nós entendemos que o maior patrimônio são os trabalhadores, temos que ter um olhar mais sensível”, afirmou.
Isaac Cunha, ex-deputado estadual e funcionários dos Correios, afirmou sentir orgulho em fazer parte de uma empresa que tanto contribui com o desenvolvimento do país. Cunha atribuiu sua militância como deputado ao período que trabalhou nos Correios, oportunidade que o “transformou em uma pessoa pública”.
O vice-prefeito de Vitória da Conquista, Joás Meira, disse que os Correios trazem boas notícias, e como porta voz do Governo Municipal, divulgou o que identificou como “boas novas” para cidade, com a visita do Governador e as obras anunciadas. Falou ainda das situações que marcam a vida de cada pessoa e do papel importante desenvolvido pela instituição que traz um impacto social na vida de cada brasileiro.
O gerente regional dos Correios, Nilton Santa Cruz Guedes, destacou os ciclos históricos do país e a presença dos Correios neste processo, falou ainda do trabalho desenvolvido em Vitória da Conquista e nos 88 municípios da região, e do empenho da empresa, que em uma ação de desenvolvimento para a instituição e qualidade do serviço e da entrega, tem feito um progressivo aumento do efetivo, compra de equipamentos e modernização das sedes. “Que possamos melhorar cada vez melhorar os serviços e trazer um centro de tratamento das correspondências, criando uma estrutura operacional para atender Vitória da Conquista e 99 municípios, além de estudar a possibilidade mais seis agências na cidade”, disse, solicitando empenho na causa ao diretor dos Correios, Cláudio Moraes.
O diretor dos Correios da Bahia, Cláudio Moraes Garcia, disse que os serviços postais fazem a integração nacional e contribuem para criação da identidade do país. Presente em todos os municípios, este ano a empresa foi premiada como a 10ª melhor do mundo, além de contribuir com a economia do país e a criação de novos postos de trabalho. Sobre a solicitação de um centro moderno de logística, afirmou que vai se empenhar na causa. “Este pleito será levado ao nosso presidente”, garantiu.
Representando a Bancada de Oposição, o vereador Álvaro Pithon (DEM), exaltou o trabalho de toda equipe de funcionários dos Correios e destacou o respeito que a sociedade tem com a figura dos carteiros.
Líder do Governo na Câmara, o vereador Florisvaldo Bittencourt (PT) falou em nome da Bancada de Situação e destacou o trabalho do gerente regional Nilton Guedes e do empenho do mesmo em garantir o bom atendimento aos usuários dos serviços dos Correios. Disse ainda que a importância da instituição é fruto da responsabilidade com que a empresa desenvolve seu trabalho, consciente do seu papel na engrenagem da sociedade. “Uma das poucas organizações que, em seu conjunto, reconhece o empenho dos seus colaboradores”. Destacou também o trabalho de identificação das localidades através dos CEPs. “Conquista tem uma peculiaridade. São 234 povoados e 11 distritos, por isso temos que ter um olhar especial para esta situação”, afirmou.
Ao final da sessão todos participaram do momento simbólico pelos 350 anos da instituição.